O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação, no decorrer dos anos, tem conduzido à difusão das oportunidades, no que concerne à aprendizagem, através da combinação de recursos tecnológicos e humanos. A sua presença no sistema educacional faz com que seja necessário reflectir sobre pontos intrínsecos à educação, como: didáctica, metodologia, avaliação, planeamento,programas, …
Os estudos sobre a Educação a Distância, em que o aluno não tem uma delimitação geográfica e nem uma sala de aula, têm proliferado, pois a utilização das tecnologias permitiu alargar o alcance e as possibilidades do EaD. Sendo, desta forma, importante reflectir e discutir sobre as diferentes facetas do EaD, nomeadamente: enquadramento histórico, métodos, práticas pedagógicas, teorias, …
As teorias sobre o Ensino a Distância têm evoluído ao longo das últimas décadas, devido a uma pluralidade de actividades que se aliaram nesta modalidade. As teorias relativas ao Ensino a Distância são as seguintes:
- Teoria da Industrialização (Peters)
- Teorias da Autonomia e Independência (Wedemeyer)
- Teoria Transaccional (Moore)
No presente trabalho, dedicar-nos-emos à apresentação da Teoria da Distância Transaccional de Michael G. Moore. Esta teoria, quando foi apresentada, em 1972, foi chamada "Teoria da Autonomia do Aluno - a segunda dimensão da aprendizagem independente", fortemente influenciado por Wedemeyer, de quem M. Moore foi discipulo. Moore pegou na sua teoria (sobre a independência do aluno a distância e a relevância dessa independência no seu sucesso) e na de Peters (de industrialização do ensino a distãncia) e apresenta uma teoria unificadora.
Nesta teoria, Michael Moore (1993) diferencia a distância transaccional da distância geográfica, referindo-se-lhe da seguinte forma: "A transacção a que chamamos Ensino a Distância ocorre entre individuos, mestres e aprendentes, num ambiente que possui caracteristica especial de ambos estarem separados um do outro. Esta separação física conduz a lacunas de ordem psicológica e comunicacional originando A Teoria da distância transaccional – Michael Moore.
Frequentemente um espaço potencial para a existência de situações de ruído na comunicação professor-aluno".
Para o autor, a distância transaccional é uma função de duas variáveis: diálogo e estrutura. O diálogo está relacionado com a capacidade de comunicação entre o professor e o aluno, enquanto que a estrutura é uma medida da resposta de um programa às necessidades individuais do aluno.
A outra dimensão da teoria de Moore tem a ver com a aprendizagem autónoma.
Relaciona-se com a primeira dimensão na medida em que quanto maior fôr a distância transaccional maior é a autonomia de actuação do aluno. Moore considera que a autonomia surge como consequência do processo de maturação do indivíduo e que os programas de Ensino a Distância, devido à sua estrutura, requerem alunos com comportamentos autónomos de modo a conseguirem concluir com sucesso esses mesmos programas.
Acessando o link abaixo poderá acessar este texto na sua totalidade:
http://grupomoore.wikispaces.com/file/view/Trabalho_Final_Moore.pdf
Obs.: Trabalho Desenvolvido em grupo, através da participação dos seguintes componentes Luciana Grof,
Maria de Lurdes, Maria Leal, Marco Freitas e Teresa Fernandes.
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