domingo, 19 de julho de 2009

Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem Fruto da Sociedade de Informação e do Estabelecimento de Redes


Não é surpresa para ninguém o fato de que estamos inseridos na Sociedade do Conhecimento, houve uma grande mudança de paradigma tanto em nível educacional quanto organizacional.
O avanço das tecnologias e o advento das NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) tiveram e, têm um papel importantíssimo neste processo. Hoje já não é mais possível concluir um nível superior (faculdade) e ter a certeza de êxito durante toda a vida, como ocorria a 40 anos atrás, o acesso ao conhecimento não é mais tão formal e “engessado”.
A necessidade da disseminação da informação e a educação continuada é uma realidade. O aprendente passou a ser responsável pela sua formação, sendo ativo no processo de construção de sua formação e seu conhecimento. E não é raro que realize customizações neste contexto,segundo suas necessidades pessoais e organizacionais.
Neste panorama, facilmente identifica-se o Conectivismo, que George Siemens, define como uma nova teoria de aprendizagem, típica da era digital, onde para aprender é necessário formar conexões entre fontes de informação, sistematizá-las e desenvolvê-las em forma de informações úteis.
A teoria vem, ainda, sanar as limitações do behaviorismo, cognitivismo e construtivismo, que são pré-tecnológicas e assim sendo não enfocam o impacto da tecnologia na aprendizagem.

Acesse o link do artigo completo a cerca do tema.




Obs.: Em uma das minhas incursões noturnas na web, localizei este vídeo que ilustra de forma brilhante os preceitos do Conectivismo.

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