quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ferramentas Colaborativas e EAD: Uma Parceria de Resultados

Wikis, blogs e sistemas de videoconferência facilitam e potencializam estratégias de aprendizagem



Segundo dados da pesquisa realizada pelo Ibope em março deste ano, mais de 29 milhões de pessoas acessam a Internet no Brasil. Os números estão crescendo, o que significa que cada vez mais pessoas estão tendo acesso à cultura e às tecnologias digitais, como pretende o projeto Sociedade da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mas o que falta realmente para que a utilização da educação a distância seja ampliada no Brasil? Heloisa Arruda, coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação do Senac São Paulo, explica que muitas instituições de ensino ainda têm concepções equivocadas sobre esta modalidade educacional e, por isso, utilizam técnicas de aprendizagem incorretas. “Um grande problema, por exemplo, está relacionado aos modelos que envolvem muitos alunos para apenas um tutor, que fica sem condições de dar muita atenção aos processos de ensino-aprendizagem”.

De fato, a educação a distância pode realmente auxiliar a disseminação da educação e cultura no País. E esta é uma opinião unânime entre educadores e especialistas do setor, incluindo Gley Fabiano Cardoso Xavier, membro do Comitê de Qualidade da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). “Para que esta ideia aconteça, é necessário ter iniciativas educacionais voltadas às regiões e pessoas que não têm acesso à modalidade presencial, seja com a utilização de tecnologias simples ou sofisticadas”, diz.

Para o especialista, a infraestrutura de um projeto de EAD está diretamente ligada ao seu público-alvo e aos objetivos a serem alcançados. Portanto, em primeiro lugar, é necessário definir este público de forma detalhada, considerando todas as variáveis sociais, econômicas e culturais. “É preciso manter o foco em quatro pilares importantes: mercado, pedagogia, tecnologia e operação. E estes itens são complementares e transdisciplinares para a construção e aplicação de um bom programa”, explica.

Heloisa Arruda lembra que também é fundamental investir na formação técnica dos docentes. “A inovação surge com a criatividade de planejar aulas com diferentes estratégias de aprendizagem, por meio do uso dos recursos disponíveis. Além disso, não se pode esquecer dos professores, já que eles irão possibilitar bons resultados pela prática pedagógica”, conta.

Nessa busca pelo desenvolvimento das melhores práticas, a tecnologia pode resolver problemas, além de potencializar a metodologia já utilizada. “Na educação a distância, a tecnologia permite melhorar a interação entre pessoas que estão distantes e aproximar pessoas e conteúdos”, diz a coordenadora.

Como exemplos de ferramentas colaborativas já disponíveis aos usuários, sites de relacionamento como Facebook e Orkut, podem ser usados para o intercâmbio de informações e, também, para que os próprios alunos se conheçam e interajam.

As ferramentas wiki, por sua vez, possibilitam que os alunos trabalhem em colaboração, realizando consultas e construindo documentos em conjunto. E a Internet oferece diversos recursos gratuitos, como TWiki e TikiWiki, entre muitos outros.

Blogs convencionais e miniblogs, como o Twitter, chats e fóruns de discussão são outras ferramentas que podem ajudar a potencializar o processo de ensino-aprendizagem de alunos localizados nas mais variadas regiões do Brasil.

Com relação à realidade virtual, o SecondLife – e outros simuladores que podem ser criados com a ajuda do programa Blender - possibilitam maior interação dos participantes com o conteúdo de um curso, por exemplo, e também com outros alunos.

A utilização de sistemas de vídeo e teleconferência, por sua vez, permite que docentes distantes compartilhem arquivos de imagem e áudio para discutir diversos temas, em tempo real, com grandes grupos de alunos. “Mas é preciso ter atenção na produção e proposta de uso destes sistemas. Pois a utilização de teleconferência demanda maiores recursos de produção, além de investimentos em infraestrutura”, alerta Xavier.

Várias ferramentas colaborativas disponíveis estão despontando como soluções importantes para potencializar as estratégias de aprendizagem. Muitas destas tecnologias estão prontas e disponíveis na Internet. Mas a recomendação é que os docentes analisem cuidadosamente os recursos tecnológicos disponíveis, justamente para adequá-los ao projeto pedagógico em questão. Pois, caso não atendam às suas necessidades, será necessário contratar uma equipe multidisciplinar para desenvolver ferramentas mais adequadas.

Por isso, Xavier sugere que toda instituição faça seu “dever de casa”, pesquisando o potencial pedagógico de cada tecnologia antes de adotá-la para a produção e aplicação de qualquer conteúdo pedagógico. “Agindo desta forma, certamente, as instituições poderão evitar problemas e criar diferenciais em seus cursos”, finaliza.

Fonte: Newsletter SENAC - Setembro/2009 - Universo EAD

358 comentários:

  1. Não resta dúvida de que as ferramentas tecnológicas e a EAD são muito importantes para o desenvolvimento da educação no nosso país. Mas de fato, é indispensável que haja muito cuidado em relação ao verdadeiro potencial pedagógico de cada tecnologia antes de adotá-la!

    Espero que o bom senso e a responsabilidade venham à frente do frenesi tecnológico!

    Parabéns pelo artigo.

    Andréa Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço hoje um curso on line,mas confesso que tenho sérias desconfianças da qualidade, o tecnológico é sem dúvida um caminho, é que tenho receio de que...

      Excluir
    2. A Educação a Distância e sua Colaboração na Democratização do Ensino. O vídeo mostra muito bem as vantagens do ensino a distância, valerá a pena ser uma futura cursita desta nova forma de aprender.

      Excluir
    3. Não há dúvidas que a Educação a Distância tem sido uma grande aliada às pessoas, sobretudo àquelas que tem comprometimento com os estudos, pois ela requer muito mais dedicação e envolvimento. Neste processo de ensino-apredizagem à distância os desafios e limitações são muitos, mas quando se está motivado pela busca ao conhecimento, pelo aperfeiçoamento profissional, todas estas dificuldades sem dúvidas serão superadas.

      Excluir
    4. De fato ainda existe não só indivíduos mas instintuições, que teem visões totalmente errônia no que diz respeito a tecnologia na na Educação, ainda pensam que usar tecnologia na Educação é somente ter um computador, internet, uma impressora, uma máquina de xerox etc, a tecnologia na Educação vai além disto é um acanço inexplicavél. Muitas pessoas assim como eu que tive oportunidade de fazer cursos, graduações pós graduações tudo por Educação a Distância sabem o valor que é ter tecnologias na educação. Devo minha vida profissional em primeiro lugar a Deus que é a fonte da sabedoria e depois ao sistema tecnológico, tive que me virar não tinha professor presente, então buscava resposta para minhas indagações por meio tecnológico, até nas bibliotecas online, sozinha aprendir desenvolver habilidades que nem percebia ter. Por esta rasão estou feliz pela oportunidade de buscar mais conhecimento para minha vida profissional.

      Excluir
    5. A modalidade de ensino á distância é mais uma oportunidade para muitos concluir um curso superior e ter possibilidades de concorrer uma vaga no mercado de trabalho e por sua vez, os meios tecnológico com certeza tem um papel muito importânte neste processo.

      Excluir
    6. A Educaçao a distancia e um metodo interesante aconpanhada de novas descobertas.

      Excluir
    7. Elaine 11janeiro de2013 Sem sobra de duvida acredito que e opotunidade eáposto ,toda as minha ficccha neste estudo pois estou cada vez mai aminada . com cada etapa vencida ate'agora esto gostado da professora com correlação ão manuslio do sitema uab,que e novo para mim! avantade e que todo estão aprededo junto.

      Excluir
    8. A educação a distanci é sem duvída uma esperança de quem quer aperfeisoar e melhorar seus conhecimentos pois sendo uma ferramenta que nos abrange um campo de pesquisa de melhor qualidade onde nos tras um mundo de conhecimento e de facio entendimento

      Excluir
    9. De acordo textos lidos entendemos que a ducação a distância auxilia a disseminação da educação e cultura no País, portanto nós os educadores temos o grande privilegio de termos a tecnologia como uma grande aliada no processo ensino aprendizagem.

      Excluir
    10. Darley Sousa Tavares11 de janeiro de 2013 12:56

      A oportunidade que estamos tendo, principalmente nós que moramos em Mateiros Tocantins, é uma oportunidade ímpar em nossas vidas. Por esta rasão digo que a EAD tem sido uma porta realmente aberta para me proporcionar um aprendizado diferenciado, onde serei mais aoutônomo de meus conhecimentos estou sendo instigado para desenvoler minhas competências e habilidades.
      Isto é que eu chamo de um potencial na vida de um ser humano.

      Excluir
    11. Sem sombra de duvidas as ferramentas colaborativas e a Educação a Distãncia(EaD)são de fundamental importancia para o desenvolvimento da educação no Brasil,tendo em vista que essa modalidade de ensino vem abrindo novas possibilidades na vida de muitas pessoas!!!!

      Excluir
    12. A Educação a Distância nos dias de hoje tem colaborado para a formação de muitos profissionais que se encontra no mercado de trabalho, pessoas que não tiveram acesso a determinados cursos pois residem em municípios pequenos, mas com acesso a essa tecnologia, acredito que o ensino a distancia não veio substituir o ensino presencial, mas oportunizar o acesso a Universidade a todos.














      Excluir
    13. JOSE MARIA GOMES DOS SA NTOS13 de janeiro de 2013 11:05

      Jose Maria Gomes dos Santos 13 de Janeiro 2013 16:45
      Conforme a Descrição da matéria Acima a EAD já vinha sendo difundido pelas grandes Associações,e o Avanço da Tecnologia Ficou mais Facil Cursarmos uma Universidade, apesar de morarmos em pequenas Cidade.

      Excluir
    14. Podemos perceber que a Educação à distância veio para auxiliar na difusão do conhecimento. Agora existe o desafio de realizar essa educação à distância com qualidade e saber utilizar as ferramentas disponíveis de maneira adequada!

      Regina Cláudia Bezerra - Aluna EAD

      Excluir
  2. A sociedade sempre teve que romper barreiras, paradigmas e regras para conseguir democratizar não só a educação, mas o prórpio modo de viver em sociedade.
    A tecnologia é hoje a grande aliada no crescimento do processo educativo no mundo. Ter um ensino de qualidade acontecendo simultaneamente em vários locais do mundo e para todos, é com certeza, uma grande conquista que deve ser valorizada e aproveitada por todos.

    Jucélia C. Galvão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iza Ferreira Pereira9 de janeiro de 2013 10:25

      É verdade que o uso das tecnologias tem contribuido e facilitado o crescimento intelectual do ser humano, mas é preciso saber como utiliza-la, pois muito tem feito uso desde benefício de forma errada. Sabe-se que ela é uma grande aliada no processo educativo e tem favorecido os alunos ao acesso a educação EAD,no intuito de oferecer o ensino superior de qualidade e reconhecido pelo Ministério da Educação.

      Excluir
    2. SEM DÚVIDAS A EDUCAÇÃO A DISTANCIA TEM SUAS VANTAGENS DE CADA UM FAZER SEU PROPRIO HORARIO, ASSIM FACILITANDO VC FAZER OUTRAS ATIVIDADES.
      ADOREI O VIDEO EAD COM A MUSICA DE GILBERTO GIL.

      LUCIENE MARQUES DA S. FERREIRA

      Excluir
    3. Edna Maria Dantas dos Santos Sousa10 de janeiro de 2013 06:02

      A tecnologia nos possibilita na realização de uma formação adequada e eficaz de acordo com o nosso tempo disponível. A Educação a Distância, dar oportunidade de qualificar pessoas em diversos cursos profissionalizantes ou em diversas categorias de acordo com as necessidades de cada um. Precisamos nos adequar a essas tecnologias, começando a nos familiarizarmos à prática e ao manuseio dos equipamentos conforme sua evolução. Nós, educadores, devemos acompanhar essa evolução para não corrermos o risco de ficarmos para trás.

      Excluir
    4. SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA10 de janeiro de 2013 08:27

      Chega a ser assustador a facilidade com que podemos hoje adquirir conhecimentos e nos especializarmos nas diversas áreas do conhecimento a partir do uso das tecnologias, cabe agora cada um de nós nos empenharmos, pois a qualidade da nossa formação será do tamanho do nosso esforço.

      Excluir
    5. A EaD otimiza o tempo para a aprendizagem e rompe barreiras geográficas,democratizando e globalizando o ensino e a aprendizagem.

      Excluir
    6. Pessoalmente, vejo que as ferramentas tecnológicas permitiram o resgate de pessoas antes alijadas do processo de educação, pois tais ferramentas possibilitam que a educação chegue na modalidade à distância aos rincões do nosso país.

      Excluir
    7. Maria Irani Almeida Gomes11 de janeiro de 2013 14:00

      Concordo plenamente que os recursos tecnológicos são fundamentais no processo de melhoria da Educação, não só no Brasil mas, de todos os países. No entanto, é importante termos atenção no uso dessas ferramentas. Ao mesmo tempo, é necessário que se tenha conhecimento do seu vallor pedagógico para a contribuição de uma aprendizagem de qualidade.

      Excluir
  3. Devemos sim cada vez mais nos familiarizar com esse modo de aprender. Cobrar cada vez mais de nossos gestores, que invistam nesse novo modo de ensino aprendizagem, para que possamos romper barreiras e conseguirmos cada vez mais uma educação de qualidade para nossa sociedade. Nunca é tarde para aprender, e, hoje com a força dessa ferramenta que é a internet, devemos abraçar essa causa e ir em frente buscando novos horizontes.

    Leonardo R. Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Jú Galvão, realmente é uma grande conquista e devemos agarrar com força e dedicação e tentar fazer parte dessa oportunidade que nos está sendo afertada, quando nosso objetivo é ser selecionados e poder fazer parte dessa tenologia educativa.

    ResponderExcluir
  5. SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, ACREDITO E APOSTO TODAS AS MINHAS FICHAS NESTE ESTUDO, POIS ESTOU CADA VEZ MAIS ANIMADO COM CADA ETAPA VENCIDA ATÉ AGORA. ESTOU GOSTANDO DAS EXPLICAÇÕES DOS PROFESSORES CORRELAÇÃO AO MANUSEIO DO SISTEMA UAB, QUE CONFESSO, E NOVO PRA MIM! EMFIM, AVANTE GALERA E BONS ESTUDOS A TODOS!

    ResponderExcluir
  6. O ensino a distância e suas ferramentas tecnológicas, veio para norteá a educação nesta modalidade, porém essa educação precisa de pessoas comprometidas com a qualidade de ensino e planos pedagógicos que atendam as demandas existentes na sociedade brasileira. Somente desta forma conseguiremos mudar a realidade da educação nacional.

    Leonardo de Andrade Carneiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irenildes Alves Ferreira Silva9 de janeiro de 2013 08:54

      Muito bem Leonardo concordo com vc, pois o ensino a distância é de grande importância para todos nós, mas é necessário termos educadores maduros, intelectuais, abertos e que saibam motivar e dialogar para que possamos aprender melhor e assim contribuir para que haja um ambiente de maior inovação e comunicação.


      Irenildes Alves Ferreira Silva

      Excluir
    2. Manoel Rabelo Tavares11 de janeiro de 2013 13:46

      Boa tarde Galera, Com certeza Mariene concordo com você plenamente, ainda existem pessoas com as visões pequena no que diz respeito a EAD, somos nós esta galera que tem oportunidades de fazer cursos através da EAD que vamos provar através de nossos conhecimentos e habilidades adquiridas e aplicadas no dia a dia que fará a diferença no mundo dos sem visões ainda.

      Excluir
  7. Carmem Lucia 09 de janeiro9 de janeiro de 2013 04:25

    O ensino a distancia estar gerando grandes oportunidades para o mundo todo a pessoas que não tem condições financeira para entrar em uma faculdade a EaD estar dando a essas pessoas a oportunidade de terem um futuro melhor e mas sabedoria agradeço muito e estou cada dia mas aminada. Carmem Lucia Oliveira Morais Ferreira

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo Carlos Alves9 de janeiro de 2013 04:27

    Hoje em dia vivemos no mundo praticamente de tecnologia, pois antigamente nao havia internet nem recursos bom para aprender, hoje em dia nós podemos aprender qualquer coisa em casa mesmo, usando a internet, então de acordo com esse texto,acredito que podemos ter conhecimento de tudo basta ter vontade.

    ResponderExcluir
  9. Não resta dúvida de que as ferramentas tecnológicas e a EAD são muito importantes para o desenvolvimento da educação no nosso país.
    realmente é uma grande conquista e devemos agarrar com força e dedicação e tentar fazer parte dessa oportunidade que nos está sendo afertada, quando nosso objetivo é ser selecionados e poder fazer parte dessa tenologia educativa.

    ResponderExcluir
  10. Elson Ribeiro Nunes9 de janeiro de 2013 05:04

    Não tenho dúvidas da impotância desta modalidade de ensino, pois desta forma abrange uma quantidade muito grande pessoas que não tem acesso a cursos superiores devido a falta de estrutura em nosso país, mas com essa inovação de ensino a distância muitos realizarão seu sonho de estudar e expecializar para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  11. ANA MEIRE ALVES 9 de janeiro de 2013

    Com o grande avanço tecnológico que vem desenvolvendo no decorre dos seculos, e de grande importância estamos capocitados e preparados para essas mudanças. Em relação a educação tem possibilitado as pessoas a terem acesso a educação e a imformação de maneira eficaz, pois ela possibilita troca de experiência e na construçao de novas descoberta e aprendizado que são ministrado á distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.

      Não tenho dúvida da importância desta modalidade de ensino, pois é uma opotunidade para aqueles que não tem como fazer um curso superior na modalidade presencial.
      Bom estudos para todos.
      Valdete

      Excluir
  12. vivemos da era da internet, redes sociais, onde so no Brasil segundo o artigo acima, o ibope afirma que mais de "29 milhoes de pessoas acessão a internet", nun montante de 200 milhoes de hab.. Sabemos que é um consideravel numero, mais ainda temos a carencia de praticamente 90% da população sem acesso. Temos que avançar muito, e por issso, um bom caminho esta começando atraves da ead, onde centenas de pessoas estao tendo a oportunidade de desfrutar dessa tecnologia virtual, "fazer um curso superior em casa, no trabalho, finais de semana", tudo claro, com responsabilidade e compromisso. O importante nisso tudo é ter disciplina conciente, compromisso com o sistema e o esforço para juntos fazermos um pais melhor e mais competitivo mundialmente. VILANES CRISTIAN 09 DE JANEIRO DE 2013.

    ResponderExcluir
  13. Dejarde Batita de Sousa9 de janeiro de 2013 05:26

    E fato que a tecnologia quando bem empregada contribui de forma significativa para o aprendizado não só educacional como também social.E a EAD sem sombra de duvidas vem difundindo essa forma de educação, cidadania e cultura em nosso país.

    ResponderExcluir
  14. Educação a Distância ou simplesmente EaD, é a modalidade de aprendizagem em que os educadores e os aprendizes interagem entre sí, sem necessariamente estarem no mesmo lugar. Nessa modalidade o conhecimento chega ao aluno pela utilização didática de Tecnologias, principalmente pela internet, mas existe outros meios menos utilizados atualmente, como o correio, o rádio, a televisão, entre outros, todos eles possuem o mesmo princípio: o professor ensina a distância, separado no tempo e no espaço, do aluno, e eles interagem virtualmente de forma assíncrona ou síncrona.

    ResponderExcluir
  15. Não há como dissociar hodiernamente educação de tecnologia, embora os recursos "arcaicos" possibilitem ainda o alcance do conhecimento, tais como o bom quadro negro, giz, retroprojetor de imagens, cartolinas, etc. Mas há de convir que bibliotecas digitais, teleconferências, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais são recursos que podem ser utilizados para otimizar a busca pelo saber/conhecimento. A sociedade está em constante evolução, e aqueles que não a queiram acompanhá-la está fadado a ficar para trás.

    ResponderExcluir
  16. ANA LUCIA MELQUIDES SOUZA9 de janeiro de 2013 06:20

    Eu acredito que o ensino a distancia esta dando oportunidades valiosissima para um grande numero de pessoas que sonha em ter uma formação superior.Atecnologia contribui muito para um futuro melhor.Estou muito feliz em fazer parte desse curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia Silva Gomes9 de janeiro de 2013 08:30

      Ana, Concordo com você em comparação as modalidades de ensinos presencial e a distância, hoje posso agradecer que com a modalidade de ensino a distância, ela trouxe mais prazer no dia a dia no que se refere a estudos....

      Excluir
  17. marcos vinicius dos santos nunes9 de janeiro de 2013 06:48

    a educação nesta modalidade, porém essa educação precisa de pessoas comprometidas com a qualidade de ensino e planos pedagógicos que atendam as demandas existentes na sociedade brasileira.estou muito feliz em fazer parte desse curso...

    ResponderExcluir
  18. Fabiana Z T Carvalho9 de janeiro de 2013 07:18

    A modernidade bate à porta. É preciso que abramos a porta para as novidades, a tecnologia, a modernidade... Acredito que esta forma de educação está atingindo muitas pessoas, porém as pessoas devem se conscientizar que é preciso disciplina, interesse, curiosidade e grande envolvimento para que o objetivo seja alcançado.
    Minha primeira experiência nesta modalidade de educação, estou gostando muito e estou muito feliz em fazer parte desta seleção.
    Boa sorte a todos os(as) participantes.

    ResponderExcluir
  19. Não resta dúvidas que o ensino a distância veio para derrubar todas os tabus e possibilitar o começo de uma nova era em termos de educação.

    Ana Isabel Pereira de Brito

    ResponderExcluir
  20. A Educação á Distância esta revolucionando e alterando o processo da aprendizagem, pois possibilita ao individuo estreita a distância entre o processo de aprendizagem.



    Vânia Alves de Babaçulândia - To.

    ResponderExcluir
  21. Necessariamente precisamos nos adentrar a esse novo mundo tecnoligico e da modernização. Acredito que esses novos métodos de ensino tem sido de grande valia para a formação de profissionais. No entanto, para que essa possibilidade seja eficaz, as pessoas precisam comprometer-se com o enunciado para que a qualidade de ensino seja alcançada.

    Nágela Reis.

    ResponderExcluir
  22. Sem sombra de dúvidas a educação via EAD tem suas potencialidades, particularidades e muitos desafios.Portanto temos muito que caminhar, o processo é árduo, porém não impossível.

    Paulo Batista Franca (Augustinópolis-TO).

    ResponderExcluir
  23. A sociedade vem de encontro com as tecnologias,com isso, a educação não pode deixar de fazer parte desses avanços. Por tanto, a UAB faz com que essa realidade nos permita a acompanhar a tecnologia trazendo professores/alunos/alunos fazendo com que as distancias se tornem fora de barreias para que as trocas de ideias, façam um aprendizado capaz de torná-lo eficaz tornando a sociedade cada vez mais avançada tecnologimante.

    ResponderExcluir
  24. A importancia do ensino a distancia para o desenvolvimento das regiões onde o ensino presencial não consegue alcançar ou não atende a demenda é de suma importancia, mas não devemos esquecer que nem todos estão preparados para essa modalidade de ensino,pois é preciso mais do que força de vontade, é preciso conhecer,enetnder e dominar as tecnologias que serão usadas nesse processo de ensino-aprendizagem. É preciso ter comprometimento tanto dos educandos quanto dos educadores.

    ResponderExcluir
  25. A educação à distância é de grande valia para a sociedade brasileira, onde possibilita o ingresso de pessoas que buscam uma qualificação profissional. Portanto, a Universidade Aberta do Brasil, facilita de fato esse processo de ensino e apredizagem entre uma tecnologia de ponta e os alunos que utilizam a mesma.

    ResponderExcluir
  26. Comentário feito por Christiano de Babaçulândia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia hoje esta global e muito importante vamos aprender bastante ainda mas coisas inovadoras aintem tem por vim

      Excluir
  27. A difusão da educação à distância no Brasil já chega um pouco atrasada. E mesmo assim a maioria da população ainda não está preparada para este importante recurso tecnológico. Então, cabe a quem tiver interesse em se aprofundar nos conhecimentos acadêmicos na modalidade Ead se preparar antecipadamente em relação à informática em geral, principalmente com a utilização de pcs, hardware, softwares, mídias, etc. Também no universo acadêmico há deficiência de professores e tutores com conhecimentos especializados em educação à distância, mídias, tecnologias, etc.

    Eu estou dando os primeiros passos e pretendo ainda caminhar muito.

    ResponderExcluir
  28. Sem sombras de duvidas, a Educação a Distancia, é uma oportunidade a mais a todos os povos, principalmente aqueles que tem a oportunidade de fazer uma faculdade presencial. No entanto, esse método de ensino vem crescendo a cada ano no Brasil, mostrando a sua força e o seu potencial, e juntamente com as tecnolgias como a importante ferramenta "Internet, contribuindo a novas experiencias e conhecimentos.

    ResponderExcluir
  29. Em 1996, quando fazia curso de eletrônica no antigo Cefet, ter ferramentas tecnológicas como temos hoje era um sonho. Na verdade a prórpia internet naquela época poucos recursos tinha a oferecer aos usuários. Hoje podemos acessar praticamente qualquer ambiente virtual até em determinados aparelhos celulares. Seria no mínimo irracional não utilizar esses recursos para propiciar acesso à educação ao povo de um País que propaga estar promovendo a todos os brasileiros a tão falada "inclusão digital".

    ResponderExcluir
  30. com as inovações tecnológicas, a metodologia EaD ganha ênfase no processo de aprendizagem e interação entre aluno/professor criando múltiplas vias de conhecimento e possibilitando aos alunos um maior entendimento além de incentivar a inclusão digital, agindo também como agente facilitador da formação superior para as populações que se encontram ás margens do processo de desenvolvimento social.

    ResponderExcluir
  31. A Educação a Distância é e sempre será importante pela facilidade de Disseminação do conhecimento de maneira mais ampla e barata, com resultados tão bons quando na Educação Presencial.
    Ao acessar o site do Ministério da Educação e procure pela Secretaria de Educação a Distância você vai se deparar com os regulamentações, portarias e autorizações deste sistema.
    Moran escreve muito bem sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  32. O passo importante já foi dado, o estudo à distância está sendo referência, pessoas estão cada vez mais a procura de estudos, uma das alternaltivas é curso a distância, o preconceito de que ensino a distância não resolve, está longe da realidade, um bom curso é aquele que se auto se crie dê o melhor de si, assim empenhando para cada mais construção educativa, o Brasil precisa de qualificação, essa é uma das alternativas para aquele que não tem chance presencial física, graça a inclusão digital com suas demais tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos esquecer que nesta modalidade de educação, o comprometimento individual e a disciplina são essenciais para alcançar o resultado esperado, pois se assim não for, o que parece bom e acessível, torna-se ruim. Ou seja, ao invés de termos bons profissionais, teremos apenas quantidade.

      Excluir
  33. As novas tecnologias de infomação e comunicação deram suporte para a presença digital do aluno com o professor que, distantes fisícamente, realizam o ensino e a aprendizagem com eficácia. Sem esquecer que para uma educação de qualidade independente se for a distancia ou presencial, é necessário ter clareza da concepção pedagógica e filosófica que irá basear todo o processo educativo.

    Walisson Mariano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa do Nascimento Barbosa.9 de janeiro de 2013 10:37

      A tecnologia está cada vez mais avançada, esse curso a distância é prova disso.São várias ferramentas colaborativas disponíveis para uma boa aprendizagem.



      Vanessa do Nascimento Barbosa.

      Excluir
  34. É isso aí pessoal, vamos fazer valer a pena!

    ResponderExcluir
  35. Vejo que falando em mundo conectado podemos dizer que o avanço na região norte do país tem sido algo bem visível. Mesmo assim ainda é necessário mais investimento na formação dos profissionais quanto ao uso das tecnologias, pois vamos perceber que muitos serão desclassificados no próprio seletivo por ter enorme dificuldade ou medo em utilizar as ferramentas. Avançou muito, porém ainda existem barreiras.

    ResponderExcluir
  36. As novas tecnologias vieram ajudar na formação de cidadãos, que por alguma razão não tiveram acesso ao ensino presencial. Basta o nosso país pesquisar e entender o papel pedagógico dessas tecnologias e saber aplicá-las de forma a melhorar a vida de nossa sociedade, possibilitando o acesso ao conhecimento mais rápido e simplificado. O ensino a distância permite que um mesmo professor repasse conteúdos a um maior número de alunos em relação a limitação da sala de aula, com isso há maior economia para o poder público e assim torna o ensino mais em conta, possibilitando as pessoas de baixa renda a terem possibilidade de cursar o ensino superior, tornando a nossa população cada vez mais informada e com capacidade de se inserir no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  37. Acredito que todo método de ensino é valido, independete da sua maneira de se expressar. Pontanto a educação a distância veio como um facilitador de conhecimento que possibilita maior interação ao aluno/professor. Então detenhamos e nos esforçamos para absorver o melhor que nossos futuros professores possam nos oferecer.
    Nairiany Carvalho - Babaçulândia - To

    ResponderExcluir
  38. Adorei esse metodo de estudo é bem mais pratico.É bem melhor pra estudar

    ResponderExcluir
  39. Realmente as tecnologias da informação têm contribuído bastante para o sucesso da Educação a Distancia, que é um modelo de educação que tem conquistado muito espaço no cenário educacional brasileiro, tendo em vista que boa parte da população brasileira, apesar de ter aceso ao sistema educacional tradicional, às vezes não dispõe de tempo para fazer um curso superior.

    ResponderExcluir
  40. O ensino a distância é muito importante e se faz necessário dentro da sociedade atual, devido a praticidade e a riqueza de conhecimentos que são transmitidos pelo sistema sério e competente da UAB. Hoje através do ensino a distância é possível obter uma graduação, pós graduação, mestrado e tantos outros cursos com qualidade. Mais para que o ensino seja transmitido de fato com qualidade é necessário também o uso adequado dos recurso ou ferramentas moderno dos vários meios e canais de comunicação. Sendo assim, pode-se afirmar que de fato é muito importante na metodologia da EAD a utilização dos vários recursos de comunicação e tecnologia no ambiente virtual, tantos pelos professores como pelos os alunos. Importantes tanto pro aprendizado, como para a troca de conhecimento através da interatividade.

    ISABEL NETA BORGES DO POLO DE ANANÁS - TO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. educação a distancia e um ensino sem froteiras e que esta ao alcanse de todos.



      Ivanildes Ferreira de Jesus.

      Excluir
  41. O ensino à distância sem sombra de dúvidas vem abrangindo uma grande quantidade de cursos deixando as pessoas com informações eficaz e poder estar inteiragindo conhecimentos com os demais colegas.



    Edivânia da Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta e a oportunidade que eu estava esperando para concluir o meu tão sonhado nível superior, irei dar o melhor de mim.



      Liamaura de Paula silva

      Excluir
    2. a educaçao a distância vem a cada dia dando oportunidade e conhecimento as pessoas. E graças as tecnologias isso vem crescendo a cada dia mais.

      Excluir
    3. a educaçao a distância vem a cada dia dando oportunidade e conhecimento as pessoas. E graças as tecnologias isso vem crescendo a cada dia mais.



      HERYCA DA CONCEIÇÃO GALVÃO

      Excluir
  42. A modalidade Ensino a Distância veio dar oportunidades para quem não tem como se locomover até um grande centro para fazer o tão sonhado curso superior. Precisamos quebrar esse paradigma que todo curso à distância é mal feito.
    O metodologia de ensino é boa, cabe a nós interesarmos pelos os nossos estudos e seguir as instruções repassadas pelos professores.
    Espero ser selecionado para continuar o meu curso, para mim está sendo muito gratificante fazer parte dessa evolução do ensino no Brasil.


    ANTENOR NUNES DOS SANTOS JUNIOR - SÃO FÉLIX DO TOCANTINS/TO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Jose da Silva10 de janeiro de 2013 09:14

      AS novas tecnologias vieram contribuir muito com a formação de cidadões e um metodo muito prático e eficiente quando realmente se quer aprender.As portas estão abertas ,para visualizar o horizonte depende do compromisso de cada um. Eu quero aprender,porque também quero ensinar brm.

      Excluir
  43. As novas tecnologias vieram ajudar na formação de cidadãos, que por alguma razão não tiveram acesso ao ensino presencial.


    JACKSON LOPES DE SOUSA
    Augustinópolis-TO

    ResponderExcluir
  44. A educação à distância é de grande importância para quem pretende cursar uma faculdade onde as oportunidades de cursos presencias são mínimas. com isso, a Universidade Aberta do Brasil facilita e muito processo de ensino e apredizagem.

    ResponderExcluir
  45. A EaD proporciona oportunidades a diversas classe sociais de adquirir um conhecimento técnico e cientifico em várias áreas de atuação. Dá oportunidade a muitas pessoas de terem um curso superior e crescimento proficional.

    ResponderExcluir
  46. A modalidade de Educação a Distância tem contribuído para a disseminação do saber, da cultura, e tem oportunizado aos profissionais da educação e de outras áreas, formação de qualidade com o auxilio de diversas ferramentas tecnológicas. A tecnologia de fato, é uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem no ensino a distância, todavia, é imprescindível pensar pedagogicamente em cada ferramenta tecnológica disponível e os alunos precisam de suporte para fazer uso adequadamente de cada recurso. Nesse sentido, o trabalho do tutor é de grande importância como mediador da aprendizagem, como ressalta Heloisa Arruda. Portanto, a eficácia do processo de ensino e aprendizagem não depende somente do uso das tecnologias mas, também, da interação entre tutor e alunos, entre alunos e alunos, dessa forma, mesmo em ambiente virtual é possível trocar experiências, compartilhar saberes e construir conhecimento significativo.
    Nieysila Simara da S. C. Borges

    ResponderExcluir
  47. Estamos vivendo um momento de transição muito importante na Educação a Distância, mas muitas pessoas precisam ainda conhecer melhor essa modalidade de ensino, pois hoje temos a oportunidade de interagir nesse mundo da tecnologia onde outra hora era muito distante de nossa realidades. Hoje temos o prazer de fazer parte dessa rede e de interagir com demais alunos e professores em busca de conhecimentos e trocando experiencias.
    Cleia Noleto Guimarães

    ResponderExcluir
  48. A educação a distância foi um grande passo para a democratização do conhecimento intelectual, oportunizando o acesso ao ensino de forma mais fácil.Temos visto uma forte valorização dos cursos a distância no mercado de trabalho, pois as grandes empresas têm acreditado que o aluno que consegue se formar à distância tem muito mais compromisso, levando com mais seriedade seus estudos e o seu lado profissional.

    Renei Luis Maia de Babaçulândia- To.

    ResponderExcluir
  49. A cada dia estamos caminhando para esta modalidade de ensino, o que é oportuno e mais prático para as pessoas que não consegues realizar uma graduação presencial. Porém precisamos ter compromiso. Eu estou agarrando a oportunidade de fazer um curso sobre o assunto que me interessa, mas preciso melhorar bastante sobre o uso das ferramentas, mas é uma grande oportunidade de aprender.

    ResponderExcluir
  50. COMO JÁ HAVIA DITO, É NECESSÁRIO TER UM CONTROLE NA ESCOLHA DAS FERRAMENTAS,DAS TECNOLOGIAS.FAZER POR FAZER, SEM COTROLE PODE ACARRETAR DANOS AO PROCESSO.

    KEYLAN GONÇALVES LIMA

    ARAGUATINS-TO

    ResponderExcluir
  51. O acesso a internet garante ao público alvo além de divertimento uma oportunidade de crescimento, principalmente no desenvolvimento de novos conhecimentos e trocas simultaneas. O sistema EAD é realmente uma oportunidade diferenciada para que pessoas como eu, que pararam de estudar e não concluiram o ensino superior, possam dar continuidade a sua formação.No entanto, precisa-se de compromisso e dedicação para que haja qualidade profissional.

    Wiston Carvalho, Araguatins/TO

    ResponderExcluir
  52. A apresentação de novos locais onde se podem fomentar questionamentos novos e antigos, servir como local de aprendizado e solucionar problemas de falta de local para o desenvolvimento de cursos tem tudo a ver com o ambiente educacional EAD.
    A facilidade de acesso ao sistema e a proximidade dos polos faz com que este tipo de ambiente educacional resolva os problemas de tempo e distância para a formação de muitas pessoas.
    Tudo isto se juntando ao ambiente virtual que já atrai inúmeras pessoas faz com que além de funcional o sistema de aprendizado EAD, esta tecnologia usada em favor da educação, seja ao mesmo tempo resolutivo e atrativo. O que não deixa duvidas sob a importância desta modalidade de ensino.
    Keylla R. R. Maciel

    ResponderExcluir
  53. Acredito na modalidade a distancia e estou pela primeira vez tendo o privilegio de participar por isso concordo com tudo que foi colocado.

    ResponderExcluir
  54. Sem dúvida é um método revolucionário e eficiente...

    Marcio Gonçalves Lira

    ResponderExcluir
  55. Estou muito entusiasmada com esse curso,tudo é muito novo pra mim e estou gostando muito com as explicações dos professores,vamos que vamos meu povo estudar

    ResponderExcluir
  56. acredito que por meio da EaD, muda a aplicação individual do aprendizado sem a presença do professor, isso faz com que meu aprendizado aumente, com o uso de tecnologias, sou a favor da educação a distância.

    ResponderExcluir
  57. A cada dia educação á distancias antes vista como uma modalidade segundaria ou especial para situações específicas, destaca se hoje como caminho estratégico para realizar mudanças profundas na educação como vez mais importantes para aprender ao longo da vida.

    Maria Graciene Rodrigues da Silva - São Félix do Tocantins/TO.

    ResponderExcluir
  58. A educação a distância e as tecnologias são de suma importãncia para a aducação no Brasil e no mundo, pois, permite o acesso a educação ás pessoas que não teriam condições fazer um curso presencial.

    ResponderExcluir
  59. Claydson Galvao Silva9 de janeiro de 2013 15:47

    O ambiente EAD é um agente de mudanças das práticas pedagógicas, onde o aluno é incentivado a investir em sua formação, aumentando dessa forma seus conhecimentos, buscando essa modalidade de ensino como alternativa para uma educação de qualidade. Assim, espero ter um bom aproveitamento em todo o período de seleção/curso de formação.

    ResponderExcluir
  60. O Sistema EAD é realmente uma oportunidade diferenciada para que possamos obter conhecimentos tecnológicos. No entanto, precisa-se de compromisso e dedicação para que haja qualidade profissional.

    Sabas Corado Rocha, São Félix/TO.

    ResponderExcluir
  61. Roneide de Matos Medrado9 de janeiro de 2013 15:48

    Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado a EAD vem somar para que cada vez mais pessoas tenham acesso a uma educação acessivel e de qualidade.

    ResponderExcluir
  62. Apesar de ser uma novidade para mim, estou começando a gostar desse novo desafio.

    ResponderExcluir
  63. A questão abordada pelo texto é muito interessante, sabemos que as ferramentas tecnologicas são ricas, mas é preciso adequar para o público e região que elas serão ofertas, pois a ousadia dessas ferramentas será primordial para a democratização da educação a distância. Diz o Texto "Para que esta ideia aconteça, é necessário ter iniciativas educacionais voltadas às regiões e pessoas que não têm acesso à modalidade presencial, seja com a utilização de tecnologias simples ou sofisticadas".

    ResponderExcluir
  64. Acredito que o ensino da modalidade a distancia poderar facilitar quem não tem possibilidade de frequêntar um curso presencial.
    Raimundo Maia da Costa

    ResponderExcluir
  65. As ferramentas colaborativas sem dúvidas nos auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas.

    ResponderExcluir
  66. Ludimar Bruno de Oliveira9 de janeiro de 2013 16:24

    Sem dúvida nenhuma, esta é uma modalidade de enssino que tem um potencial abrangente em todo o Brasil e que está se expandindo para outros países, sabemos que toda essa tecnologia só tem nos ajudado a crescer na aprtendizagem, apesar de ainda existir pessoas que ainda ressistem a esse tipo de aprendizagem à distância e às ferramentas utilizadas.

    ResponderExcluir
  67. kennia S. Maracaipe9 de janeiro de 2013 16:26

    As ferramentas colaborativas são sem dúvidas nos que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas.

    ResponderExcluir
  68. As tecnologias da educação são o marco da atualidade, propiciam alinhamento de conhecimentos pela aproximação de pessoas e conteúdos. Saber utilizar o ambiente virtual de forma efetiva juntamente com as redes sociais tem grandes possibilidades de construção de conhecimentos.

    Wélere Gomes Barbosa Silveira

    ResponderExcluir
  69. Como estratégia inovadora de ensino, a EaD vem tomando força gradativamente, representando uma alternativa de ampliar as oportunidades de ingresso dos indivíduos nos diferentes níveis educacionais, sobretudo no nível superior. Nos últimos anos, tem-se notado uma preocupação cada vez mais intensa com essa problemática.

    ResponderExcluir
  70. O ensino a distância realmente é diferente do que vemos no espaço escolar, apresentando uma quebra de paradigma das instituições da era moderna. Consideramos que o ensino é muito mais do que uma mera transmissão do conhecimento e sim um meio de interação, socialização, criação de diversas subjetividades que constituem os sujeitos.

    Wylton Alen R.Costa

    ResponderExcluir
  71. O Ensino a distancia é uma ótima ferramenta

    ResponderExcluir
  72. Após esse breve estudo de apenas duas aulas sobre Educação a Distância (EAD), algumas concepções pessoais sobre o ensino começam a cai por terra, como é o caso do modelo convencional de transmitir conhecimento aos estudantes. A partir desse momento percebo que o aprendiz é capaz de criar, articular, resignificar o conhecimento aprendido em diversos meios, isto é, torna-se um sujeito capaz de construir seus conceitos. Dessa forma, passa-se a ter a possibilidade de vislumbrarmos a presença de um sujeito ativo.

    Cleyton Alen Rego Costa

    ResponderExcluir
  73. A EaD tem suas vantagens e ao mesmo tempo suas desvantagens...

    ResponderExcluir
  74. O Ensino a Distancia é uma solução para aqueles que querem estudar e as vezes não pode ir a uma faculdade e como a tecnologia esta tão avançada ao invés de ir ela vem ate nos não exite mais impedimento para cursar a faculdade.

    ResponderExcluir
  75. Não tenho nenhuma dúvida com relação a importunância desta modalidade de ensino.Hoje vejo uma porta aberta para uma nova chance de melhorar meus conhecimentos.
    Raimundo Maia da Costa.

    ResponderExcluir
  76. Acredito na modalidade de ensino a distancia, desde os primeiros cursos ofertados pelo Instituto Universal Brasileiro. O meu pai fez um curso de auxiliar de veterinária em 1963 por ai, e desde então não parou de estudar, futuramente tornou-se o melhor Veterinario da região, estando atuando e estudando até hoje, procurando sempre aprefeiçoar-se em sua profissão. Hoje ele está cm 76 anos. E defendo que: depende do interesse e objetivo que o aluno quer alcançar. Hoje as tecnologias são otimas, favoraveis ao bom desempenho e com professores e profissinias ao dispor para eventuais duvidas. Então não vejo o porque de não ter sucesso e um ensino aprendizagem de qualidade, se em 1963 meu pai conseguiou, o que impede hoje de nós que estamos inseridos nesse sistema conseguirmos ser, alunos e futuramente otimos profissionais.

    ResponderExcluir
  77. Sem duvida a EAD veio revolucionar o sistema de educação, pois possibilita a expansão publica da educação,favorecendo as pessoas dos lugares mais remotos, se aperfeiçoarem e interagir com os avanços tecnológicos que se tornaram tão acentuados nos últimos anos que fica difícil acompanhar a evolução crescente.

    ResponderExcluir
  78. Creio que a Educação a Distância é um misto de competências de todos os envolvidos. A meidda que o professor (tutor) tem de estudar, pesquisar, escolher, e preparar adequadamente os materias a realidade vivida, os educandos por sua vez também precisam se esforçar para adentrar no meio digital e se valer dele para fomenta ro seu aprendizado. Não adianta qualquer esforço quando acontece somente em um dos lados!

    ResponderExcluir
  79. Como coloquei anteriormente o Ensino a Distância vem ocupando espaços significante na mundo atual. Essa nova metodologia de ensino vem contribuindo de forma significativa com a inserção social, portanto de acordo relatos acima, para a eficacia do ensino proposto nessa modalidade, é imprescindível comprometimento de todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  80. Iolanda Alves Valuá Oliveira9 de janeiro de 2013 18:12

    Como coloquei anteriormente o Ensino a Distância vem ocupando espaços significante na mundo atual. Essa nova metodologia de ensino vem contribuindo de forma significativa com a inserção social, portanto de acordo relatos acima, para a eficacia do ensino proposto nessa modalidade, é imprescindível comprometimento de todos os envolvidos.
    Responder

    ResponderExcluir
  81. A cada dia que passa a tecnologia vem ganhando mais espaço e importância em nossa vida.E o professor deve estar acompanhando todo esse avanço tecnológico,não só conhecendo essas ferramentas mas principalmente se apropriando desse conhecimento, incorporando as midias e as tecnologias em suas aulas.Pois certamente elas em muito contribuirão,facilitando e potencializando as estratégias de aprendizagem.
    Meiriane da Mota

    ResponderExcluir
  82. A modalidade de ensino a distância tem contribuído muito com a formação superior, pessoas que não tinham oportunidade, estão conseguindo realizar o seu sonho, ou necessidades. O uso das tecnologias, é de grande importância, juntamente com professores qualificados, onde os mesmos possam avaliar quais dessas tecnologias utilizarem, para melhor aprendizado de seus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È importante o ensino a distância para aprender cada vez mais com o novo modo de ensino aprendizado que nos proporciona para vencermos barreiras e conquistar o nosso objetivo de qualidade e criatividade no que a tecnologia nos concede nos dias de hoje.

      Excluir
  83. Os cursos na EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, em que as possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço nos ajudando a melhorar em nossa formação.

    ResponderExcluir
  84. A educação à distância surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de diversas pessoas que precisavam se aperfeiçoar e não tinha condições de se fazer um ensino pelo método tradicional, buscando então, metodologias à distância. O avanço da Internet e das mídias interativas proporcionou grande evolução no ensino. Diante disso, o presente artigo objetiva definir a educação à distância, facilitando o ensino através de suas ferramentas de educação.

    ResponderExcluir
  85. A educação à distância surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de diversas pessoas que precisavam se aperfeiçoar e não tinha condições de se fazer um ensino pelo método tradicional, buscando então, metodologias à distância. O avanço da Internet e das mídias interativas proporcionou grande evolução no ensino. Diante disso, o presente artigo objetiva definir a educação à distância, facilitando o ensino através de suas ferramentas de educação.

    Sabas Corado Rocha, São Félix/TO.

    ResponderExcluir
  86. A novidade sempre nos deixa curiosos e aqui não é diferente, pois com certeza para mim é novo,mas vou me dedicar ao máximo para ter êxito.

    ResponderExcluir
  87. hoje em dia quase tudo esta sendo feito de forma digital, e a internet é a grande culpada desse fenômeno; então nada melhor do que aproveitar essa ferramenta extraordinária que é a internet para difundir a educação.

    ResponderExcluir
  88. hoje em dia quase tudo esta sendo feito de forma digital, e a internet é a grande culpada desse fenômeno; então nada melhor do que aproveitar essa ferramenta extraordinária que é a internet para difundir a educação.

    WALLESSON FERREIRA DE SOUZA.

    ResponderExcluir
  89. A educação a distância e uma tecnologias Importande pra nos,
    que agente pode esta longe mais no momento esta tão perto eu
    estou achando bom, cada dia que passa uma novidade surgi me deixa
    mais curioso.

    LUIZ CARLOS

    ResponderExcluir
  90. Penso a educação a distância como uma excelente ferramenta de democratização do ensino. Essa modalidade não pode e nem deve ser tachada como de má qualidade, pois na sua essência ela é igual a modalidade presencial. Em qualquer das modalidades, teremos bons e maus cursos. Tudo dependerá da fiscalização do Estado e do próprio aluno para que atinjam a qualidade necessária. Infelizmente, temos muitos municípios que não oferecem o ensino superior a seus habitantes a modalidade presencial. A modalidade a distância oferece a esses alunos a possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho, de terem outra visão do mundo, de serem mais consciente e de se sentirem incluídos socialmente.
    Lourdes Cristina Coelho Rodrigues

    ResponderExcluir
  91. Ver-se, na educação a distância ferramenta da democratização do conhecimento/ensino elemento sustível para QUALIDADE da educação básica.

    Eugênia Ribeiro Kato.

    ResponderExcluir
  92. A educação a distância adquiri grande valor por apresentar ferramentas que propiciam a reflexão e participação ativa dos alunos, a troca de experiências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades diversas, não apenas intelectuais, mais tambem socias.


    Katia Diniz Gonçalves Lira

    ResponderExcluir
  93. Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC estão associadas diretamente à Educação a Distância, da qual foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Deste modo hoje está cada vez mais vinculada ao desenvolvimento das TIC envolvendo a necessidade de formação pedagógica e técnica para o uso adequado na educação presencial e à distância.
    Sem desprezar os meios tradicionais de ensino, mas as exigências atuais são outras, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho, onde as tecnologias de comunicação e informação estão ganhando mais espaços,ou seja, um desafio, uma necessidade, ou uma imposição dos tempos modernos, não podemos desprezar o uso das TIC na educação e geral.

    ResponderExcluir
  94. Hoje, ja existem muitas iniciativas educacionais a distäncia, mas muito ainda o que fazer. Regições muito distantes que ainda não tëm acesso a universidades, onde a educação a distancia ajuda, e muito.

    ResponderExcluir
  95. a educação a distância ganhou seu espaço e hoje vem evoluindo cada vez mais. e certo que muitas pessoas tem suas limitações quando se trata de informática.mais tenho certeza que com muitas força de vontade e dedicação irão ultrapassar essa barreira é conseguir seus objetivos.

    ResponderExcluir
  96. EAD, (Educação a Distância) é um curso que da oportunidade às pessoas que não tem como cursar uma faculdade presencial e particular, e através da tecnologia as pessoas estão podendo se especializar em determinada área, posso dizer que a internet é um meio de comunicação que através dela podemos ver o que está acontecendo no país e no mundo. Portanto qualquer pessoa pode fazer um curso à distância, pois os mesmos são de boas qualidades. Educação adquire grande valor por apresentar ferramentas que propiciam a reflexão dos coristas.

    ResponderExcluir
  97. É notório que a educação a distância tem se difundido na sociedade brasileira de forma surpreendente, pois a utilização de novas ferramentas tecnológicas tem contribuído significativamente para a democratização do ensino no país, através da criação de novos espaços de aprendizagens, oportunizando uma educação para todos,onde o conhecimento possa ser construído individualmente e coletivamente. Portanto, o ensino a distância proporciona uma educação diferenciada levando o professor a ampliar os espaços de aprendizagem de forma dinâmica, flexível,interativa e autônoma.

    Parabéns pelo artigo!!!

    João Machado Júnior

    ResponderExcluir
  98. Eu acredito que o ensino a distância estar no caminho certo porque estar dando oportunidades para milhoês de pessoas que sonhava em fazer uma formação superoir. Atecnologia contribui muito para a formação e comunicação das pessoas.Estou muito ótimista em fazer paste desse grupo.

    ResponderExcluir
  99. Eu acredito que o ensino a distância estar no caminho certo porque estar dando oportunidades para milhoes de pessoas que sonhava em fazer uma formação superior. Atecnologia contribui muito para a formação e a comuincação das pessoas. Estou ótimista em fazer parte desse grupo de estudo.

    ResponderExcluir
  100. A educação à distância oferece oportunidade de igualdade de formação àqueles que não dispõe de condições de fazer um curso presencial. No entanto esta modalidade de ensino é mal vista por algumas pessoas, porém, acredito, que assim como nos cursos presenciais, o resultado obtido depende em grande parte do empenho do discente e da qualidade do material oferecido.

    ResponderExcluir
  101. Maria do socorro paz de oliveira10 de janeiro de 2013 10:14

    Asferramentas tecnológicas da uad são indispensávei para um bom desenvolvimento pedagógico ,pois atraves do mesmo é que teremos oensino e aprendizagem adequado compartilhado com processo educação-aprendizado e migraçao de dúvidas

    ResponderExcluir
  102. Concordo com a fala de Heloisa Arruda, coordenadora pedagógica do Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação do Senac São Paulo, quando ela explica que muitas instituições de ensino ainda têm concepções equivocadas sobre esta modalidade educacional e, por isso, utilizam técnicas de aprendizagem incorretas. Isso acaba gerando uma certa insegurança nas pessoas. É importante mensionar também que ainda existe muito preconceito por parte daqueles que não o conhece.Acredito no potencial EAD. Para finalizar gostaria de compartilhar uma experiencia muito gratificante em minha vida. Tenho três especializações: Gestão, Psicopedagogia Clinica e Insticucional e Coordenação Pedagógica, destas a ultima foi a distância pela UFT e, para mim foi a que tive maior e melhor aproveitamento.
    Edilma

    ResponderExcluir
  103. É inegável que a Educação a distância é extremamente importante para o desenvolvimento educacional do Brasil. Pois, o Brasil é um país enorme onde muitos brasileiros ficam sem poder estudar por vários fatores. E a EAD possibilita a formação dessas pessoas, que sem ela ficariam excluídas do processo educativo; principalmente, o ensino superior e pós-graduações. Entretanto, a educação a distância precisa ainda se consolidar de forma decisiva no cenário educacional do país, pois a qualidade dos cursos oferecidos nessa modalidade de ensino ainda, em alguns casos, é duvidosa. E, dessa forma, acaba por deixar em dúvida a qualidade dos cursos o que coloca em xeque a credibilidade do ensino a distância no Brasil. Por isso tudo, os cursos a distância devem priorizar e investir em tecnologias que de fato atendam aos anseios de professore e estudantes que assim dinamizem o processo de ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir
  104. O sistema EAD de Educação veio para modificar o sistema de ensino/aprendizagem, assim proporciona a todos um aprendizado de qualidade, chegando aos lugares mais remotos do Brasil.

    Cleudes Regina Barbosa da Silva

    ResponderExcluir
  105. É uma oportunidade unica a todos, a educação a distância e as inovações tecnológicas abre as portas a todos que a muito tempo desejam ingressar no ensino superior.

    ResponderExcluir
  106. O Ensino a distancia é uma otima oportunidade para aqueles que não podem fazer uma faculdade presencial, mas o Ensino depente de cada pessoa por tem que buscar, pesquisar e desenvolver um bom ensino. Eu estou fazendo a primeira vez mais vou fazer valer cada minuto deste ensinmento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katiane, concordo com vc, pois realmente uma Faculdade EAD tem como objetivo minimizar as diferenças regionais, no tocante às Faculdades presenciais. Esta será a minha segunda faculdade que pretendo fazer a distancia e vou me esforçar muito como me esfocei da primeira para fazer um ótimo curso.
      Adilton Alves

      Excluir
  107. Francisco Severino10 de janeiro de 2013 14:57

    É de suma impotancia que sejam utilizados todos os recursos tecnológicos em prol de uma educação cada vez melhor, e que alcance um público cada vez maior, e as ferramentas disponíveis através da internet devem ser aplicada com certeza,pois assim, a educação encontrará caminho pra chegar nos lugares mais longínquos. Deve-se ter o devido cuidado no uso de tais ferramentas, buscando o conhecimento devido no sentido de que venha a trazer o aprendizado que se necessita. Enfim, com essa modalidade de ensino. acredito que todos podem sair ganhando,basta empenho, profissionalismo e o desejo forte pela busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  108. As ferramentas tecnológicas e a EAD tem possibilitado as pessoas de diversas classes sociais o acesso a educação e a informação em várias áreas de atuação. Dessa forma é necessário que as instituições de ensino utilizem metodologias que de fato contribuam para um processo ensino aprendizagem de qualidade e que o educando tenha autonomia e compromisso no que lhe compete, tornando-se o protagonista nesta modalidade de ensino.

    ResponderExcluir
  109. Edinar Moreira Amado10 de janeiro de 2013 16:07

    Acredito nesta modalidade de ensino concordo com quem também acredita que o esforço individual é imprescindível para com o sucesso do curso. É preciso comprometer-se.
    Edinar Moreira M. M. Amado

    ResponderExcluir
  110. Acredito muito neste tipo de ensino, pois pra pessoas que ainda nao concluiram o ensino superior e nao tem tempo para fazer uma faculdade presencial é de grande utilidade.

    Santana de Matos Medrado

    ResponderExcluir
  111. Acredito muito nesta modalidade de ensino pois fiz meu curso de letras/inglês na Centro Universitário UniSEB Interativo pois esta modalidade de ensino quando levado a sério pelos professores tutores e alunos tem a mesma importancia dos cursos presenciais. Sabe-se que o esforço individual é imprescindível para com o sucesso do curso cabe a cada um fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
  112. Hoje na maioria dos municípios onde não se encontra uma instituição de Ensino Superior ou até mesmo um Polo Semi-presencial se torna importantíssimo esta modalidade de ensino, que abrange praticamento quase todas as classes sociais e por isso o grande sucesso EAD hoje participo de um curso me sinto orgulho por isso.. Agradecimentos aos idealizadores...

    ResponderExcluir
  113. Acredito muito nesta modalidade de ensino pois fiz meu curso de letras/inglês na Centro Universitário UniSEB Interativo pois esta modalidade de ensino quando levado a sério pelos professores tutores e alunos tem a mesma importancia dos cursos presenciais. Sabe-se que o esforço individual é imprescindível para com o sucesso do curso cabe a cada um fazer a sua parte. Antônia Marques da Silva Brito

    ResponderExcluir
  114. O ensino à distância vem crescendo no Brasil e cada vez mais há a presença de boas escolas e faculdades de renomes oferecendo mais essa opção para os alunos. Porém, assim como acontece no sistema de educação presencial, ao optar por fazer um curso à distância é preciso estar atento. Na hora de escolher o curso, avalie o programa, confira as aulas que terá, quem serão os professores, quais são os requisitos e qual é o histórico da instituição.

    Manoel Messias Araújo Brito

    ResponderExcluir
  115. A tecnologia ainda é uma grande aliada a modalidades de ensino à distância, permitindo que os alunos tenham mais qualidade, diversidade e interação em seus cursos e ainda diminuindo cada vez mais as barreiras para o acesso ao conhecimento.

    Edna Maria

    ResponderExcluir
  116. Sonia Batista Pereira10 de janeiro de 2013 18:40

    um ótima opção as pessoas, não tem condições de se deslocar de sua cidade,para realização dos cursos espero que continue assim. forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  117. ELIANE MARANHÃO DE SOUSA10 de janeiro de 2013 19:15

    Vivemos em uma mundo tecnológico, onde a informatica é uma das peças principais, a educação a distancia vem fazendo essa junção entre o homem a tecnologia e a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  118. Aislane Lisboa Marques11 de janeiro de 2013 02:55

    Hoje em dia a tecnologia no meu modo de pensar, esta sendo uma ferramena chave pra todos, pois estamos tendo muita oportunidade atraves da tecnologia por exemplo a EAD é uma educação a distancia que nos oferece um bom desempenho de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  119. A tecnologia se tornou um recurso que favorece o crescimento do processo educativo no mundo, porém precisa ser utilizada com muita responsabilidade.

    ResponderExcluir
  120. Raimunda Pereira Lisboa11 de janeiro de 2013 03:30

    É um otima opção pra todos, pois a tecnologia hoje esta sendo uma aliada muito boa pra nós, estamos nos capacitando a distancia e sendo englobado no mundo das atualizações.

    ResponderExcluir
  121. Hoje até então só tinha ouvido falar de educação à distância, mas nunca dei importância e nunca procurei ter alguma informação sobre assunto, hoje se abriu uma oportunidade por intermédio da EAD para uma nova forma de aprendizagem prática e capaz de atender as minhas necessidades. Hoje esse modo de ensino interessa as pessoas que muitas vezes não possuem tempo e nem condições financeiras para arcar com as despesas de um curso superior do modo convencional e geralmente essas pessoas não tem acesso a uma universidade perto de onde mora. O método usado na modalidade de ensino a distância que consiste na interação de professor/aluno por meios de tecnologias da comunicação vem viabilizar e romper barreiras para que todos tenham acesso a um ensino de nível superior. A EAD pelo fato de sua metodologia de aprendizagem ocorrer por meios virtuais ou semipresenciais não quer dizer que o aluno encontrará tudo pronto, ao contrário disso, dependerá da interação aluno/professor e sua dedicação em todo processo de ensino a mesma dedicada no ensino com professor presente em salas de aula. Com tudo que a EAD tem a oferecer um ensino de qualidade e a total dedicação de todos alcançaremos os objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeckson Dias Brbosa11 de janeiro de 2013 04:35

      Hoje esse modo de ensino interessa as pessoas que muitas vezes não possuem tempo e nem condições financeiras para arcar com as despesas de um curso superior do modo convencional e geralmente essas pessoas não tem acesso a uma universidade perto de onde mora. O método usado na modalidade de ensino a distância que consiste na interação de professor/aluno por meios de tecnologias da comunicação vem viabilizar e romper barreiras para que todos tenham acesso a um ensino de nível superior. A EAD pelo fato de sua metodologia de aprendizagem ocorrer por meios virtuais ou semipresenciais não quer dizer que o aluno encontrará tudo pronto, ao contrário disso, dependerá da interação aluno/professor e sua dedicação em todo processo de ensino a mesma dedicada no ensino com professor presente em salas de aula. Com tudo que a EAD tem a oferecer um ensino de qualidade e a total dedicação de todos alcançaremos os objetivos.

      Excluir
    2. Sérgio Vieira da Silva11 de janeiro de 2013 05:13

      A Educação a Distância e o uso de ferramentas tecnológicas no processo aprendizagem fazem com que a educação seja ampliada no Brasil, porém, ainda são encontradas barreiras no ensino à distância, visto que, algumas universidades ainda tem resistência a essa modalidade de ensino e algumas pessoas ainda não tem acesso à internet. Já avançamos bastante na democratização da educação, no entanto tem que haver mais investimento nessa área.

      Excluir
    3. A Educação a Distância é uma conquista para todos nós brasileiros, e nós como participantes desse processo precisamos buscar crescer e viver contribuindo com conhecimentos adquiridos.

      Excluir
  122. A EaD veio para romper muitas barreiras na busca por uma educação de equidade... vamos aproveitar o máximo desse processo pois o conhecimento adquerido aqui servirá para eventos posteriores.

    boa sorte a todos...

    ResponderExcluir
  123. É o ó do borogodo... Educação a distância vêem de encontro com os anceios daqueles esquecidos pelas instituições que visão lucro. Muitos moram em municipios de dificio acesso e pouquissimas maneiras de busca pelo conhecimento. Todavia, não sejamos incredulos, pois, sabemos que todo e qualquer curso independente de ser presencial ou não, exige um empenho de professor e alundo, sendo que este ultimo tem papel extremamente essencial. Vamos que vamos...

    ResponderExcluir
  124. É indiscutível a contribuição da EAD em lugares menos favorecidos como é o caso de cidades pequenas que não conta com Universidades,mas estudar a distancia exige vontade, compromisso e vários outros itens importantíssimos para que se possa obter o conhecimento necessário de cada curso, assim como se exige nos cursos presenciais.

    ResponderExcluir
  125. Na minha concepção a EaD tornou-se a tábua de salvação para muitas pessoas que atuam em cargos públicos e não tem uma formação específica para tal, até porque, quem está por trás da oferta dessa modalidade de ensino, tem todo um conhecimento e uma meta traçada para atingir e satisfazer o seu público alvo. E hoje, pelo fato de ter uma infraestrutura baseado em mercado, pedagogia, tecnologia e operação, é que essa modalidade ganhou espaço no ranking da formação e não há de parar por aí.

    ResponderExcluir
  126. o curso EAD é mais uma boa ideia de levar educação de qualidade as partes mais remotas do nosso pais

    ResponderExcluir
  127. Doriene Ferreira de Carvalho11 de janeiro de 2013 09:40

    Através destes cursos que a EAD oferece tenho certeza muitos professores agora terã a oportunidade que fazer o curso que sempre sonhou e que por falta de oportunidade não pode ainda realizar. Essa foi uma coisa muito boa, estão de parabéns pelos cursos e a oportunidade.

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  129. A educação a distância é sem dúvida um instrumento de grande importância na disseminação do conhecimento e das diversas formações. A qualidade não se encontra no mesmo nível, em relação as instituições que oferecem. Contudo, não pode ser desconsiderada, por existir essa possibilidade, pois existem instituições presenciais de qualidade duvidosa e até cursos sendo fechados por seu rendimento ser inferior ao mínimo exigido. Então cabe a cada um perceber onde existem falhas, e exigir melhorias.

    ResponderExcluir
  130. Tenho convicção que a educação a distancia hoje é uma grande aliadas às pessoas, sobre tudo àquelas que tem comprometimento com os estudos, pois ela requer muito mais dedicação e envolvimento. Neste processo de ensino-apredizagem à distância os desafios e limitações são muitos, mas quando se está motivado pela busca ao conhecimento, pelo aperfeiçoamento profissional, todas estas dificuldades sem dúvidas serão superadas. Pois a formação do profissional requer que ele tenha realmente comprometimento a com a sua formação pois a formação de qualque profissional depende sisplismente dele.
    Maria Claudete Lima Santiago

    ResponderExcluir
  131. AILTON G. FERNANDES11 de janeiro de 2013 11:13

    Acredito que a Educação a Distância está hoje quebrando conceitos que outrora hegemoniza a educação presencial. Sua dimenção não se limita a distância, pelo contrário, ela sucita oportunidades que contribua para construção do conhecimento de forma coletiva, além do envolvimento de mais pessoas dentro desse processo.

    ResponderExcluir
  132. A Educação a Distância está sendo boa porque tem muita pessoas que não tem como sair do seu municipio pra estudar.

    ResponderExcluir
  133. A ead é importante para as pessoas que vivem em locais onde não tem universidade, ou para aquelas que não tem tempo de frequentar uma sala de aula comum.

    ResponderExcluir
  134. a EAD é um passo certeiro no apredizado academicos de ribeirinhos, pessoas que vivem na pobreza e até de pessoas de nivéis mais elvados que tem seu tempo preenchido pelos afazere

    ResponderExcluir
  135. Waldemir Soares dos Santos11 de janeiro de 2013 15:07

    Estou muito ancioso e no mesmo tempo impougado pois pretendo finalizar esta seletiva com sucesso, é iteressante da forma que foi aplicada este sistema de estudo estou gostado e espero alcançar o meu objtivo.

    ResponderExcluir
  136. Estou achando uma maravilha esse sistema de educação, é um modo de interagir com professores e colegas do mesmo curso em diferentes lugares, horas e regiões.

    ResponderExcluir
  137. Jurandir Galvão dos Santos11 de janeiro de 2013 15:14

    A Educação a Distancia é de suma importanciam,para todos os brasileiros,por que facilita para o ciadão,ter uma formação superior. Sendo assim favorece, para aquelas pessoas que não tem tempo,para frequentar uma faculdade presencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebastiao Medrados

      Esse sistema de educaçao tornou possível não apenas a graduaçao de muitos, mas sobremaneira, a formaçao de opiniao, consolidaçao da educaçao pelos multimeios didáticos que a conhecemos.Este é o momento crucial de transformaçao pela educaçao.

      Excluir
  138. O mundo evolui a cada dia e a cada dia é preciso que as pessoas seguem essa evolução,sem falar que a internet é a maior biblioteca do mundo, em poucos minutos é possivel reunir varias informações de uma só vez. a EAD agora vai ser mais um passo na minha vida.

    Pollyenne

    ResponderExcluir
  139. Vandeilson dos Santos Perreira11 de janeiro de 2013 16:45

    Essa nova etapa do processo de evolução tecnológica é realmente muito importante para a disseminação do conhecimento, não é para menos, pois a EAD trouxe grandes perspectiva aos interessados e envolvidos neste processo. portanto o ensino a distancia torna-se um grandioso ambiente de construção de conhecimento, e de interações pessoais.

    ResponderExcluir
  140. Verdadeiramente a modalidade de ensino de a distancia cada dia mais surpreende pela qualidade e objetividade do curso. E o mais interessante é que é aberta a todos. Contudo o que facilita o acesso é que as ferramentas são usados por praticamnete todo o mundo em celulares e redes sociais. E que são grandes as expectativas em relação ao curso não só minhas. Mas, todos envolvidos no processo seletivo. DALMO JOSÉ DE Buriti do Tocantins.

    ResponderExcluir
  141. Tendo em vista o exposto do presente artigo nota-se que a Ead busca associar teorias e práticas dentro da educação cidadã, que de acordo os grandes avanços na sociedade atual esta ferramenta veio de encontro aos anseios de um povo que vivem uma nova versão da formação profissional, cultural e social, ela além de facilitar o acesso à educação superior a mesma oferece comodidade aos interessados em se profissionalizarem sem terem que migrarem para outros espaços geográficos.Dessa forma, os acadêmicos e professores terão novos caminhos a percorrer em busca de aperfeiçoamento dos seus conhecimentos profissionais e culturais em tempo real.

    ResponderExcluir
  142. A modalidade de ensino em EAD quando aplicada e desenvolvida corretamente é uma ferramenta importante, que possibilita uma educação de qualidade como qualquer outra modalidade de ensino, mas com uma enorme vantagem, está chega aqueles que não podem se deslocar para as grandes cidades para se graduar em uma área. Nesta modalidade o aluno é responsável pela sua aprendizagem, seu esforço é fundamental para o seu sucesso.

    Euzivan dos Santos Pereira

    ResponderExcluir
  143. Edelson Batista Dias12 de janeiro de 2013 07:54

    A EAD hoje pra mim, esta sendo muito importante, pois nos oferece uma boa aprendizagem a distancia tudo isso através da tecnologia.

    ResponderExcluir
  144. O EAD atingiu um patamar de processo de aprendizagem respeitado em todos os núcleos da sociedade. Conquista que não veio da noite para o dia; nessa trajetória algumas barreiras tiveram que ser quebradas, e foram, porque o Ensino/Aprendizagem é como a água: transpõe qualquer barreira.

    ResponderExcluir
  145. A internet é a maior rede mundial de computadores da atualidade. Essa rede além de facilitar a comunicação, tornou-se uma ferramenta de trabalho e ainda proporciona a população em geral acesso a informação, aproximando as diferentes realidades sociais e culturas.
    No Brasil a internet se desenvolveu junto ao meio acadêmico e científico, e até poucos anos o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Somente no ano de 1995 a internet deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso público. Desde então o número de provedores que oferecem o serviço e número de usuários que utilizam este recurso aumentam a cada ano.

    ResponderExcluir
  146. A modalidade de ensino de a distancia cada dia mais surpreende pela qualidade e objetividade do curso. E o mais interessante é que é aberta a todos nucleos da sociedade.

    ResponderExcluir
  147. Altair Dias Matos Martins12 de janeiro de 2013 09:47

    A EaD hoje, é uma das modalidades de ensino que mais avança e se destaca devido a essa tecnologia inovadora, facilitando assim que o estudante tenha flexibilidade, autonomia, qualidade de aprendizagem, direito de escolha e de horário e local de estudo. Eu particularmente estou com grandes expectativas de estar começando mais um curso a distância e espero que haja uma abrangência maior desse método de ensino.

    ResponderExcluir
  148. Leide Pereira Nunes12 de janeiro de 2013 11:37

    Para mim educação a distância tem o potencial de nos levar conhecimentos,e oportunidades de poder concluir um curso superior, o que é o objetivo de muitos que moram em uma região de difícil acesso como a região que moro, a região do Jalapão, município de Mateiros,obrigada...

    ResponderExcluir
  149. Marileide Trabach
    Apesar das dificuldades encontradas a EAD abriu um leque de oportunidades para a formação de profissionais que não tem acesso a modalidade presencial, vejo isto como uma grande vitória.
    A tecnologia tem contribuido muito para a aquisição de conhecimentos e graças a ela estamos aqui hoje na tentativa de nos inserir neste rool de amigos que almejam ampliar conhecimentos e inovar a qualidade profissional de cada um.

    ResponderExcluir
  150. A educação a distância nos mostra como a tecnólogia,cresce dia a dia é a sociedade tem que acompanhar, esse crescimento.
    pois a educação a distancia é sem dúvidas, hoje uma das grande aliada dos académicos que tem compromisso com a educação.
    MANOEL NUNES DE SOUSA.

    ResponderExcluir
  151. Após décadas em busca de melhorias na Educação, melhorias que esbarravam sempre em entraves como falta de recursos, desvio de verba, dentre outros; vemos uma solução simples, pouco onerosa e de fácil implementação o Sistema de Ensino a Distancia-EAD. Como todo novo precisa de adequações, contudo é a melhor, hodiernamente, ferramenta para educamos nosso País.

    ResponderExcluir
  152. Infelizmente temos a doce ilusão de que o ensino a distância irá propiciar uma igualdade de oportunidades em nossa sociedade capitalista. "Impossível!" Só teremos oportunidades iguais quando tivermos possibilidades iguais.
    Não vou nem debater a questão da qualidade de ensino, para não criar desafetos, mas vou trilhar pelos caminhos da falácia de que todos tem acesso ao ensino EAD.
    Hoje, domingo, não há em minha cidade no interior do Tocantins locais públicos de acesso a internet para que eu possa ir e estudar. Não há uma biblioteca pública. Contudo vamos supor que houvesse uma cidade ideal no interior do país com rede de acesso a gratuita e que ela realmente fosse de qualidade para que estuda os videos que estão no YOutube, pudesse assisti-los integralmente e em tempo real, sem a necessidade de passar horas a fio esperando carregar. Vamos ao outro problema: Computador. Nem todas as famílias na minha cidade possuem um computador, por mais que governos façam incentivos fiscais para aquisição, isto ainda é uma realidade mto longinqua para muitos brasileiros que terão de optar entre o arroz com feijão (cada vez mais escasso também) ou a tal "maquininha" que parece fazer mágica.
    Que o ensino EAD tem as suas vantagens acredito que sim, tamto que estou aqui nele e em outra instituição sou professor dele, mas ficar apenas com o discurso que ele é a solução para toda a defesagem educacional do nosso país ai já é exagero.
    Houve uma época em que o brasileiro deixava de comprar uma geladeira para comprar uma TV pois na TV eles viam de tudo, enquanto que a geladeira estava sempre vazia. Devemos tomar cuidado para não fazer o mesmo com os computadores.

    ResponderExcluir
  153. Já fiz vários cursos online, semipresencial ou totalmente a distancia. Em todos tive dificuldades para me familiarizar com as ferramentas, porém aqueles que mais me dediquei foram os que mais ajudaram na minha formação. Tenho refletido e dito que para qualquer tipo de estudo o deve ser levado em conta é objetivo do estudo e o compromisso com o curso.

    ResponderExcluir
  154. Pra mim e pra muitas pessoas, esta é uma oportunidade única, através da EAD, podermos participar deste desafio, a educação a distancia; aprimorarmos os nossos conhecimentos, poder discutir, e também juntamente com todos os envolvidos nesta seletiva,adquirir assim uma visão ampla de tudo aquilo que for repassado no decorrer desse estudo. Parabens EAB.

    ResponderExcluir
  155. a educação a distancia sem duvida e uma grande conquista, para formação de muitos profissionais no mercado de trabalho, muitos não tiveram a oportunidade de realizar um curso superior.

    ResponderExcluir
  156. A EAD, é uma forma de estreitar a relação do aluno com o conhecimento, já que, as possibilidades desse acesso, são bem viáveis e visíveis, uma vez que, o aluno, procura dentro de suas disponibilidades fazer a sua formação. Além disso, é uma ferramente ampla, e diversificada, oportunizando em todos os aspectos,a busca do discernimento. E a cada dia, fica ainda mais notória, essa expansão da Educação à Distância com a oferta de cursos.

    ResponderExcluir
  157. O ensino a distancia é muito importante em nossa vida ta sendo uma grande oportunidade para muita gente não vejo nenhum problema esse curso.
    Andreia

    ResponderExcluir
  158. Nadir Rabelo Tavares14 de janeiro de 2013 04:35

    Pra mim , a educação a distâcia é um ensino que mais avança e se destaca devido a essa tecnologia, ela tem um potencial de nos levar conhecimentos e oportunidades de poder concluir um curso superior.

    ResponderExcluir
  159. GINA GONZAGA - ALUNA UAB14 de janeiro de 2013 04:54

    A EAD é uma possibilidade de acesso dos menos favorecidos de cursar uma faculdade, sem as despesas que lhe seriam impossíveis custear, se preciso sair do seu ambiente.

    ResponderExcluir
  160. Muito bom saber que a cada dia se multiplica as pessoas que acessam a internet no Brasil, e é por essa técnica que o Ensino á distância tem chegado á isoladas regiões e beneficiado pessoas que não tem condições de custear uma faculdade particular. Vejo essa técnica de educação como uma ferramenta importantíssima que visa beneficiar o cidadão na contribuição da inovação da prática pedagógica.

    ResponderExcluir