segunda-feira, 20 de abril de 2009

O que é para mim o Ensino a Distância?

É uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de informação.
A EAD pode utilizar diversas e diferentes mídias: a carta, a fita cassete, o dvd, o cdroom, a internet/computador.
Importante salientar que apesar da distância física, o ideal é que se estipule uma grande interação entre os educandos partipantes do processo de ensino e aprendizagem a fim de diminuir a distância transacional.
Recentemente após a realização do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes que é realizado a estudantes brasileiros logo após a conclusão da graduação), com a conclusão das primeiras turmas de cursos a distância, constatou-se que os estudantes desta modalidade de ensino tiveram um melhor desempenho se comparados aos estudantes da modalidade presencial.
Tá aí...um assunto interessante para debate!

Um comentário:

  1. Olá Luciana,
    Também concordo que o ideal no processo de ensino e aprendizagem "é estabelecer
    uma grande interação entre os educandos partipantes do processo de ensino e aprendizagem a fim de diminuir a distância transacional." E isto é o ideal em todos os sistemas sejam no EaD ou no presencial.
    È provavelmente aqui que está uma das chave do sucesso de todos os sistemas de ensino - na relação que se estabelce com os alunos, na criação de um clima de aprendizagem em que se tenha consciencia da verdadeiras necessidades de aprendizagen de cada pessoa.

    ResponderExcluir