sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
15° CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
15° CIAED – CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA “A PROCURA DE INOVAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD” “Identificando e Disseminando Inovações em Educação a Distância” FORTALEZA – CEARÁ – 27 A 30 DE SETEMBRO DE 2009
Estamos cercados, hoje, em todos os setores de atividade humana, de slogans que insistem que devemos ser sempre mais inovadores, constantemente criando produtos e serviços novos para garantir maior diferenciação dos concorrentes, para “maximizar lucros”, e para assegurar sustentabilidade. Mas, será que inovar é algo tão simples assim, tão controlável, tão fácil de realizar através de um algoritmo, que podemos assumir ser possível exortar todas as pessoas a serem “mais inovadoras”? Não é verdade que a capacidade de inovar é como a capacidade de ter talento musical ou inteligência lógico-matemática, um “dom” que, quando encontra um ambiente propício, floresce? Por exemplo, no mundo do comércio, foi um único indivíduo, o inglês Josiah Wedgewood (1730-1795), que, 250 anos atrás, para poder vender sua cerâmica refinada, inventou a maioria das técnicas conhecidas hoje para obter sucesso: mala direta; garantia de dinheiro de volta, vendedores ambulantes; “self-service”; entrega gratuita; catálogo ilustrado; e “compra um e ganha dois”.O Manual de Oslo – Diretrizes para a Coleta e Interpretação de Dados Sobre Inovações. 3a ed. (Paris: OECD, 2005) define quatro tipos de inovação: de produtos, de processos, de marketing e de organização. Onde, então, devemos procurar a inovação na educação a distância—na pedagogia, na tecnologia, no recrutamento do aprendiz e no seu apoio pela instituição?O Brasil é um país inovador em EAD ou apenas um seguidor? Quem, entre nós, indivíduos ou instituições, tem demonstrado ser um verdadeiro inovador? A cultura brasileira encoraja ou inibe o espírito inovador, ou cria barreiras ao seu funcionamento? Qual seria a infra-estruturar ideal de condições para fomentar a inovação na aprendizagem a distância dentro da realidade brasileira?Embora seja sempre verdade que os autores de trabalhos submetidos para apresentação nos Congressos Internacionais da ABED podem escolher o assunto que mais lhes convém, os organizadores do 15° CIAED, de 2009, gostariam de receber o maior número possível de trabalhos que lidam com o tema proposto: a identificação de inovações que comprovadamente levaram ao sucesso de EAD, dentro ou fora do Brasil, e cuja originalidade e significância podem ser comprovadas com os tradicionais recursos científicos.São Paulo, 26 de fevereiro de 2009.Fredric Michael Litto Presidente da ABED
CHAMADA DE TRABALHOS 15° CIAED – CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA “A PROCURA DE INOVAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD" FORTALEZA – CEARÁ – 27 A 30 DE SETEMBRO DE 2009
1. O Congresso1.1. O 15º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "A Procura de Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem em EAD", será realizado em Fortaleza, Ceará, abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.2. Trabalhos Científicos 2.1. Os Trabalhos Científicos (TCs) submetidos para serem apresentados em Sessão Paralela no 15º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind review by peers (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que julgam. O Presidente do Conselho Científico da ABED decide quais membros do Conselho participarão do julgamento em cada evento, distribuindo essa tarefa entre seus membros. Cada Trabalho é lido por pelo menos dois juízes.2.2. Cada Trabalho Científico deve ser direcionado de acordo com os itens: Categoria, Setor Educacional e Natureza.2.2.1. - Categoria A - Estratégias e Políticas B - Conteúdos e Habilidades C - Métodos e Tecnologias D - Suporte e Serviços E - Gerenciamento e Logística F - Pesquisa e Avaliação2.2.2. - Setor Educacional 1 - Educação Fundamental 2 - Educação Média e Tecnológica 3 - Educação Universitária 4 - Educação Corporativa 5 - Educação Continuada em Geral2.2.3. - Natureza do Trabalho A - Relatório de Pesquisa B - Descrição de Projeto em Andamento C - Modelos de Planejamento2.2.4. - Classe 1 - Investigação Científica 2 - Experiência Inovadora2.3. No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:2.3.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela;2.3.2. Direcionado para apresentação de Pôster;2.3.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;2.3.4. Recusado diretamente por não mostrar as qualidades científicas necessárias para um evento desta natureza.3. Submissão dos Trabalhos Científicos3.1. A submissão de Trabalhos Científicos para análise da Comissão Científica é eminentemente voltada para os associados da ABED, e está ligada a condição de que todos os seus autores sejam associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades. Embora seja possível submeter mais de um trabalho, devido à forte concorrência e limitações de espaço, dificilmente dois trabalhos de um único autor poderão ser aprovados para apresentação em Sessões Paralelas.3.2. O envio do Trabalho será feito única e exclusivamente através de ferramenta: http://www.abed.org.br/congresso2009/enviartrabalhos.htm3.3. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:“Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Científica do 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia.”3.4. Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando este procedimento.3.5. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.3.6. Nota importante: Sobre os itens 3.4 e 3.5 - O fato do recebimento da mensagem e da publicação do título do Trabalho Científico no site não significa de forma alguma, a aprovação do mesmo para apresentação no evento.4. Apresentação dos Trabalhos Científicos4.1. Tendo em vista a eventual falta de espaço físico e de lugares para a apresentação de todos os Trabalhos aprovados pela Comissão Científica de Seleção de Trabalhos, a Comissão Organizadora informa que:4.2. Havendo limitação de espaço nos locais das apresentações, apenas 1 (um) Trabalho Científico por autor será selecionado a ser apresentado, não obstando, porém que cada autor tem direito a submeter para julgamento mais do que um Trabalho;4.3. Nota importante: Acreditamos que o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Trabalho Científico, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.5. Publicação dos Trabalhos Científicos5.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do congresso no site da ABED. Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso, serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos Científicos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos.5.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do Trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. O artigo deverá ser enviado para papers@abed.org.br até o dia 22 de agosto de 2009.5.3. Dúvidas pelo endereço mailto:papers@abed.org.brou pelo telefone 55 11 3275.35615.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet.6. Normas de Padronização6.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.6.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 2,5 cm; inferior 2,5 cm; lateral esquerda 3,5 cm; lateral direita 2,5 cm.6.3. Devem ser escritos em Word for Windows ou Write, na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5, alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.6.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:6.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico. 6.4.2. - Após o espaço de duas linhas, identificar: o local e a data de envio do Trabalho (mm/aaaa).6.4.3. - Após o espaço de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12 centralizado.6.4.4. - Em seguida, colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.6.4.5. - Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um deles.6.4.6. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em uma das Categorias descritas no item 2.2.1.6.4.7. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em um dos Setores Educacionais indicados no item 2.2.2.6.4.8. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Natureza, indicada no item 2.2.3.6.4.9. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Classe, indicada no item 2.2.4.6.5. Colocar resumo em português com fonte Arial, corpo 12 justificado em itálico com no máximo 200 palavras, acompanhado das palavras-chave.6.6. Colocar as referências bibliográficas e quaisquer anexos no final do texto.6.7. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.6.8. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados a esquerda.6.8.1. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.6.9. As figuras e tabelas devem ter legendas.6.10. Nota importante: Trabalhos sem e-mail de todos os autores não serão aceitos.7. Pagamento de Inscrição no Congresso7.1. Cada Trabalho selecionado para apresentação em sessão paralela deverá ter ao menos um apresentador ou um representante inscrito no Congresso.7.2. Nota Importante: Para cada Trabalho aprovado será concedido um desconto de 50% do valor da taxa de inscrição não acumulativo, destinado ao seu apresentador. No caso de apresentadores adicionais, estes deverão fazer suas inscrições efetuando o pagamento normal das mesmas.8. Idiomas do Congresso Português8.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Mini-Cursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.9. Cronograma - Período para encaminhamento dos trabalhos: 06 de março a 06 de maio de 2009; - Período de avaliação dos trabalhos: 06 de maio a 16 de junho de 2009; - Divulgação dos resultados no site e comunicação: 24 de junho de 2009; - Notificações de aceitação serão enviadas pelo sistema automaticamente; - Apresentação no 15° CIAED – 27 a 30 de setembro de 2009;10. Informações ComplementaresSede da ABED em São Paulo Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724 E-mail: papers@abed.org.br Página da ABED: www2.abed.org.br Página do evento: http://www2.abed.org.br/congresso2009 (página em construção)
Fonte: Fredric Litto, Presidente da ABED
Nenhum comentário:
Postar um comentário