segunda-feira, 20 de abril de 2009

Duas Figuras de Referência no EAD (brasileiros)

Poderia elencar figuras de referência na EAD do ponto de vista mundial, no entanto, preferí indicar brasileiros como uma forma de enaltecer minha nacionalidade, já que presumo, a maioria de meus colegas deverão enfocar do ponto de vista mundial. São eles:
- Instituto Monitor -> Fundado em 1939, iniciou suas atividades a partir da experiência de um curso a distância para a construção de um modesto rádio caseiro, que utilizava apostilas de eletrônica (mídia impressa) e um kit. Logo após as atividades passaram a ser todas realizadas por correspondência . Até o presente momento, mais de 5 milhões de alunos já estudaram no Instituto Monitor. Ainda hoje, ele oferece cursos técnicos, supletivos, profissionalizantes, de formação profissional e até mesmo presenciais, tendo desenvolvido, recentemente, metodologia própria para e-learning. Atualmente planejam mudar para uma nova sede e atuar em todos os níveis de educação.
Visitem:http://www.institutomonitor.com.br/


- Instituto Universal Brasileiro -> Fundado em 1941 por um ex-sócio do Instituto Monitor, que já formou mais de 4 milhões de pessoas e, hoje possui cerca de 200 mil alunos. Oferece diversos cursos profissionalizantes e supletivos. Sua principal mídia são apostilas enviadas pelo correio.
Nas décadas de 1940 e 1950 diversas instituições passaram a fazer uso do ensino a dstância via correspondência, se espelhando no sucesso do mesmo. Recentemente, foi criada a UNIUB - Cursos On Line, que substitui o material impresso pela internet (mídia mais atual) e o correio pelo e-mail, além de incorporar o chat.
Visitem http://www.institutouniversal.com.br/

Um comentário:

  1. É muito bom ler esse relato, pois já fizeram muitas críticas injustas a esta Instituição sem devida analise da sua importância histórica.

    ResponderExcluir