Poderia elencar figuras de referência na EAD do ponto de vista mundial, no entanto, preferí indicar brasileiros como uma forma de enaltecer minha nacionalidade, já que presumo, a maioria de meus colegas deverão enfocar do ponto de vista mundial. São eles:
- Instituto Monitor -> Fundado em 1939, iniciou suas atividades a partir da experiência de um curso a distância para a construção de um modesto rádio caseiro, que utilizava apostilas de eletrônica (mídia impressa) e um kit. Logo após as atividades passaram a ser todas realizadas por correspondência . Até o presente momento, mais de 5 milhões de alunos já estudaram no Instituto Monitor. Ainda hoje, ele oferece cursos técnicos, supletivos, profissionalizantes, de formação profissional e até mesmo presenciais, tendo desenvolvido, recentemente, metodologia própria para e-learning. Atualmente planejam mudar para uma nova sede e atuar em todos os níveis de educação.
Visitem:http://www.institutomonitor.com.br/
- Instituto Universal Brasileiro -> Fundado em 1941 por um ex-sócio do Instituto Monitor, que já formou mais de 4 milhões de pessoas e, hoje possui cerca de 200 mil alunos. Oferece diversos cursos profissionalizantes e supletivos. Sua principal mídia são apostilas enviadas pelo correio.
Nas décadas de 1940 e 1950 diversas instituições passaram a fazer uso do ensino a dstância via correspondência, se espelhando no sucesso do mesmo. Recentemente, foi criada a UNIUB - Cursos On Line, que substitui o material impresso pela internet (mídia mais atual) e o correio pelo e-mail, além de incorporar o chat.
Visitem http://www.institutouniversal.com.br/
É muito bom ler esse relato, pois já fizeram muitas críticas injustas a esta Instituição sem devida analise da sua importância histórica.
ResponderExcluir