quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bibliografia Anotada - Processos Pedagógicos em Elearning











PPEL - Bibliografia anotada 1
Siemens, George (12-12-2004). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. elearnspace. http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm.

Descrição
Este artigo foi escrito pelo professor George Siemens, professor e diretor do Centro de Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba (Canadá). O autor é atuante como teorizador dos processos de aprendizagem na Era Digital. No artigo procura analisar, inicialmente, as teorias de aprendizagem que são mais utilizadas na criação de ambientes de ensino. Traça um perfil do desencadeamento do processo de aprendizagem, e analisa o crescimento do acesso à informação e como o conhecimento tem evoluído vertiginosamente, com o advento das tecnologias da comunicação e informação. Ao mesmo tempo, analisa a meia-vida do conhecimento, já que a atualização do mesmo é constante. Demonstra que tais mudanças ocasionaram uma nova sistemática de processo de aprendizagem, através do uso e acesso à tecnologia. Alguns aspectos, então, são analisados e, possibilita o estabelecimento de uma nova teoria de aprendizagem da era digital, através da competência desenvolvida de estabelecer conexões de informações. O conectivismo, então, é a integração de princípios explorados através da complexidade da rede e foca-se na conexão de conjuntos de informações especializadas. Sob esta perspectiva as pessoas conectadas são capazes de promover e manter o fluxo do conhecimento. Desta forma, a interdependência entre os pares resulta no fluxo de um conhecimento eficaz, permitindo, desta forma, a compreensão pessoal d cada membro.

Comentários
O estabelecimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), possibilitou o estabelecimento de um grande fluxo de informação, e em decorrência disso, desenvolveu uma nova forma de pensar e aprender, concedendo uma maior autonomia às pessoas. Ocasionou, ainda, o desenvolvimento de uma nova teoria de aprendizagem, o Conectivismo, que pressupõe certas habilidades e competências do professor e dos aprendentes. O Conectivismo vem coroar a aprendizagem colaborativa, fruto da interação em rede e, do acesso a conteúdos disponibilizados em rede. O Conectivismo é a “Teória de Aprendizagem da Era Digital”.


PPEL - Bibliografia anotada 2
Siemens, George (16-02-2010). Teaching in Social and Technological Networks.Connectivism.

Descrição
Este artigo foi escrito pelo professor George Siemens, professor e diretor do Centro de Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba (Canadá). O autor é atuante como teorizador dos processos de aprendizagem na Era Digital. O artigo trata como o ensino é impactado pelas redes sociais e tecnológicas, as mudanças das habilidades e competências e responsabilidades dos professores e aprendentes no estabelecimento do ensino em rede. O professor deixa de controlar uma sala de aula e, passa a influenciar e moldar uma rede, sendo assim um “nó” entre muitos. Já os alunos, tornam-se mais seletivos quanto ao que seguem e ouvem. A rede, então, é moldada pelas ações do professor, que alertará quanto aos elementos do conteúdo que são mais importantes em uma determinada área, por exemplo. A aprendizagem se estabelece de forma ativa, pelo aprendente. Os cursos deixam de ter uma estrutura rígida e surge através de numerosas interações fragmentadas. A filtragem de recursos, portanto é um papel importante do educador, e demandará uma certa perícia por parte do mesmo. É importante que haja a participação ativa entre os membros de forma que se estabeleça uma presença on line, e assim haja a construção do conhecimento. Percebe-se, portanto, que o estabelecimento da aprendizagem nas redes sociais e tecnológicas é surpreendente e fenômeno recente. Embora ainda não se possua pareceres com relação à privacidade, ética em redes e avaliação, entretanto, temos que reconhecer a mudança deve ser sistêmica e substancial.

Comentários
O Ensino em redes sociais e tecnológicas é um fenômeno recente, mas de grande relevância ao cenário educacional. É importante nos apropriarmos de habilidades e competências para lidarmos com esta realidade, sabendo utilizar o seu potencial, sem perder de vista os cuidados necessários com relação á privacidade, ética e avaliação, principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário