Teorias
Pedagógicas e o Desenho de Aprendizagem On Line
Teoria
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Métodos
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Aprendizagem
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Papel
do Professor
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Papel
do Aluno
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Contribuições
para o DI – Cursos Virtuais
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Conclusão
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Behaviorista
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Por meio de um processo de modificação de comportamento, respostas ou
reações provocadas pelo ambiente.
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Ocorre através da associação de ideias que são captadas no ambiente
externo pelos sentidos seguindo os princípios da continuidade, semelhança
espacial e casualidade. Sendo assim, é sempre iniciada e controlada pelo
ambiente.
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- Ativo.
- Decide “de que forma”, “quando” e “o quê” ensinar.
- Centralizador, concentra em si o papel de transmitir conhecimento.
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- Passivo, não busca informações para a construção de conhecimentos.
-Fica a mercê do que o ambiente lhe oferece.
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- Estão patentes no Ensino Assistido por Computador – EAD.
Ex.: Tutoriais, simulações e exercícios como “drill and practice”.
- Modelos informacionais e complementares.
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Adequada para a utilização em cursos com:
- sequências progressivas de componentes para conceitos ou
habilidades complexas;
- abordagem instrucional clara para cada unidade;
- percursos individualizados correspondentes a desempenhos
anteriores.
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Construtivista
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Por meio de experiências, pesquisas e métodos de solução de
problemas.
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- Ocorre através de ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
- O conhecimento é a construção do ser humano.
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- Passa a ser o mediador, deixa de ser “aquele que detêm o
conhecimento”.
- A função deve ser a de criar situações favorecedoras de
aprendizagem.
- A construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o
que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.
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- Ativo (construtor de seu conhecimento).
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É bastante aplicada nos cursos à distância em que estudantes são postos
diante de diversos desafios durante o processo de formação e não encontram
respostas prontas, ou seja, vão sendo questionados e precisam descobrir
soluções para os problemas apresentados (investigação, reflexão e análise).
- Webquest.
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Adequada para a utilização em cursos com:
- ambientes interativos e desafios apropriados;
- encorajamento à experimentação e à descoberta compartilhadas;
- adaptação a conceitos e habilidades existentes;
- modelagem de habilidades, inclusive sociais.
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Sóciointeracionista
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Por meio do desencadeamento e construção de interações do sujeito com
outros indivíduos e com o meio.
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Ocorre através da cooperação entre duas ou mais pessoas que cooperam
em uma atividade (interpessoal), possibilitando uma reelaboração
(intrapessoal) levando a uma nova construção.
Dentro desta perspectiva o aluno deve buscar, investigar, construir
hipóteses, sempre objetivando a solução de problemas vivenciados.
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- Mediador.
- Parceiro.
- Motivador (a fim de evitar a rotina, deve criar conflitos e liberar
o aluno para que chegue a sua própria conclusão).
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- Ativo.
- Reflexivo.
- Interativo.
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Nos cursos a distância muitas atividades podem estimular a cooperação
entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. Ex.: Chats, fóruns
de discussão, trabalhos em grupos e editores colaborativos.
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Adequada para a utilização em cursos com:
- criação de ambientes seguros para participação;
- apoio ao desenvolvimento de identidades;
- facilitação de diálogos e relacionamentos de aprendizagem;
- elaboração de oportunidades de aprendizagens autênticas.
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Conectivista
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Por meio do contexto – aprendizagem situada.
Reconhece a
natureza fluida do conhecimento e das conexões com base nos contextos. Assim,
torna-se cada vez mais vital que não nos concentraremos nos conhecimentos
pré-fabricados ou pré-definidos, mas nas nossas interações com os outros e o
contexto em que essas interações surgem. O contexto traz tanto a um espaço de
conexão de conhecimento/troca como a fazer as partes envolverem-se na troca
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Multifacetada, orientada e determinada pela tarefa.
Ocorre através de um processo que ocorre dentro de ambientes difusos
onde elementos centrais estão em mudança – que não estão sob o controle do
indivíduo.
Pode residir fora do indivíduo e está focada em conectar conjuntos
de informação especializada, e as conexões que permitem aprender mais tem
maior importância que o estado atual do conhecimento.
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Criar espaços em que o conhecimento pode ser
criado, explorado e conectado com os estudantes.
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Explorar de forma ilimitada, devem se envolver
com o assunto, os conceitos-chave da disciplina são transparentemente
refletidos através das ações de tutoria do professor.
Pesquisar e utilizar-se, de acordo com sua
aplicabilidade, os diversos recursos web e dos novos ambientes de
aprendizagem.
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Em virtude de o conhecimento estar distribuído por uma rede de
conexões, e a aprendizagem consistir na capacidade de circular por estas
redes, a exploração e utilização de ferramentas e recursos múltiplos
(inclusive interfaces) na WEB configura-se como um território inesgotável de
situações de aprendizagem.
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É a aplicação de princípios das redes que definem tanto o
conhecimento quanto o processo de aprendizagem.
O conhecimento é definido como um padrão particular de relações e a
aprendizagem como a criação de novas conexões e padrões, além da capacidade
de manobrar através das redes e padrões existentes.
Concentra-se na inclusão da tecnologia como parte da distribuição de
cognição e de conhecimento.
O conhecimento reside nas conexões que são criadas, seja com outras
pessoas, seja com fontes de informação.
Reconhece a natureza fluida do conhecimento e das conexões com base
no contexto.
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FILATRO, A. As teorias
pedagógicas fundamentais em EaD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação à distância:
o estado da arte. São Paulo: ABED; Prentice Hall, 2008.
FILATRO, A. Design Instrucional na Prática. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2008.
MATTAR, J. Tutoria e Interação em Educação a Distância.
São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Site da WEB 2.0 ao
eLearning 2.0: Aprender na Rede.. Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem? Disponível em:
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