domingo, 17 de maio de 2009

Matérias de Jornais: Yahoo! testa concorrente para o Twitter produzido no Brasil - Jornal Folha de São Paulo

15/05/2009 - 12h50
Yahoo! testa concorrente para o Twitter produzido no Brasil
da Folha Online
O Yahoo! está testando um novo serviço de microblog, sistema que ganhou fama com o Twitter e seus textos curtos. O produto se chama "Meme" e foi desenvolvido pela unidade brasileira da companhia --por enquanto, o produto está em "fase alfa", de testes iniciais, e é preciso de convite para usar.
Além de postar textos e links, como ocorre no Twitter, o Meme permite colocar fotos, vídeos e músicas. O conteúdo aparece diretamente na página --não é preciso clicar em urls curtas, como ocorre no Twitter.
Reprodução

Meme permite que usuário faça postagem de vídeos, textos e áudio; empresa evita comparação com Twitter
O usuário tem acesso aos itens postados pelos amigos --e vice-versa. Na realidade, o produto do Yahoo! é bastante similar ao Tumblr, que permite postar textos, fotos, citações, links, conversas ou vídeos.
Enquanto no Twitter o lema é "o que você está fazendo", o Meme tem como mote ser o "lugar para compartilhar com o mundo tudo o que você encontrar de interessante".
Reprodução

Por enquanto, para usar o serviço é preciso conseguir convites
Um dos diferenciais do portal é o método de "repostagem", para repassar conteúdo postado por outros usuários, conhecido no Twitter como "retwitt" ou simplesmente "RT". O Meme mostra todos os internautas que repassaram aquela informação e permite fazer comentários sobre cada uma, em um espaço não tão exíguo quanto o do Twitter.
Procurado pela reportagem, o Yahoo! informou que não há informações sobre o lançamento oficial do serviço. Resta saber se o sistema, que está em testes desde abril, vai "pegar" entre os internautas, condição crucial para o sucesso de qualquer rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário