sábado, 24 de novembro de 2012


No âmbito da Unidade Curricular Processos Pedagógicos em Elearning, desenvolvemos a biliografia anotada de dois artigos de renomados autores. A seguir exponho as que desenvolvi:



 

Moran, Jorge Manuel (abril-2004). Perspectivas (virtuais) para a educação. Disponível em <http://www.eca.usp.br/moran/futuro.htm.> (acesso em 21/11/2012)

 
Descrição

Este artigo foi escrito pelo professor Jorge Manuel Moran, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes. Diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, conferencista e responsável por projetos em educação humanista inovadora presencial e a distância, professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado).

O autor aponta no artigo várias perspectivas tecnológicas para o futuro da educação, no entanto, pondera que estes avanços tecnológicos continuarão privilegiando uma parte da população brasileira. Enfatiza a necessidade da reorganização do processo educacional, com novos moldes, formatos, propostas e desafios. Demonstra a complexidade da educação atual, inserida em uma sociedade cada vez mais exigente, complicada e rica, que reconhece a necessidade da aprendizagem ao longo da vida, com a necessidade de cursos cada vez mais flexíveis e dinâmicos, no tempo, no espaço, na metodologia, na gestão de tecnologias e até na avaliação. Reconhece, entretanto, que mesmo com o acesso aos recursos tecnológicos a educação permanece em muitos casos com seu formato massificador, reproduzindo a característica da própria sociedade. Já com relação às instituições enfatiza que  parte se preparará para a mudança, ou seja, para a apropriação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, e parte prefere se preservar em seu comodismo, das antigas práticas.  Entretanto, frisa que mesmo adotando tecnologias de ponta, muitas escolas continuarão com suas propostas conservadoras e utilização massificadora no ensino.

Aponta que a tendência será cada vez o da aprendizagem significativa, na aprendizagem conjunta. Os cursos contemplarão cada vez mais a interação, debate, desenvolvimento conjunto de projetos e experiências, solução de problemas, com o uso intensivo de tecnologias interativas audiovisuais  e apoio on-line. O processo de aprendizagem será cada vez mais personalizado. O foco na aprendizagem será predominante, e o estudo será mais transdisciplinar.  Haverá a tendência à globalidade , e facilidade no acesso a cursos no exterior, principalmente em nível de pós-graduação, sem ter que se deslocar ao exterior, e a superação da rigidez do processo de certificação.

 As profissões ligadas à internet, comunidades virtuais e educação on-line, terão maior destaque num futuro próximo. E em virtude disso, o perfil do profissional esperado contemplará vários campos do conhecimentos, com várias competências e, que aliem teoria e prática e enfrentem e resolvam problemas, que possam se apresentar.

O professor do futuro, em decorrência, será multitarefa, orientará muitos grupos de alunos, dará consultoria a empresas, treinamento e capacitações on-line e realizará pesquisas com colegas de outras instituições. Os pesquisadores não precisarão morar perto, o importante é que saibam trabalhar colaborativamente on-line.

Entretanto, este enfatiza o fato da escola ser  uma instituição mais tradicional que inovadora. E demonstra a resistência que a mesma tem a mudanças, e que as inovações nesta tendem a ser mais lentas. E que estas tendem a reproduzir no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial. Demonstra que há uma grande distância entre o preparo dos alunos, e dos professores, já que muitos docentes ainda se encontram despreparados para a apropriação do uso de tecnologias de informação e comunicação em contextos educacionais.

 Comentários

 O autor enfoca neste artigo, de abril/2004, algumas tendências, ou seja, ele vislumbrou na data as tendências do panorama educacional para um futuro próximo, que é  hoje, 2012, ou dentro em breve.

Percebe-se, portanto, que suas reflexões faziam sentido, pois diversos contextos por ele apresentados como tendência, realmente se estabeleceram, e se apresentam hoje, para nós, como realidade.

Demonstra em seu texto que era e ainda é necessária uma mudança de paradigma em contextos educacionais, que somente a  adoção de tecnologias não fomentará um novo fazer docente, mas sim a adoção de práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, fruto de um planejamento consciente, que foque o aluno como o centro do fazer pedagógico e o professor como catalizador e mediador do processo de ensino aprendizagem.

 

 
Silva, Marco e Claro, Tatiana (agosto/2007). A Docência Online e a Pedagogia da Transmissão. Disponível em < http://www.senac.br/BTS/332/artigo-7.pdf>. (Acesso em 21/11/2012) 

Descrição

Este artigo foi escrito por Marco Silva, Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, é professor adjunto no Departamento de Educação  a Distância da  Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e Tatiana Claro, Especialista  em Supervisão Escolar pela Universidade Candido Mendes e Mestranda  em Educação pela Universidade Estácio de Sá em Tecnologias – linha de pesquisa Tecnologias de Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais, é tutora a distância do curso de Pedagogia do Consórcio CEDERJ/UERJ e professora de pedagogia em instituições particulares. O artigo expõe reflexões sobre desafios que o professor terá que enfrentar  para lecionar on-line, em virtude de ter que romper com os antigos paradigmas educacionais  referentes à pedagogia da transmissão e da sala de aula presencial. Expõe as características da educação on-line e de suas interfaces. Expõe o contexto sociotécnico contemporâneo e o que o mesmo possibilita  ao aluno e ao professor e, também o que ocasiona no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando que faz-se necessária a transição da lógica de transmissão para a lógica da interatividade  à medida que há a utilização da mídia do computador on-line.

Define e explica o contexto da sociedade em rede, caracterizada por Levy (1999), ciberespaço e cibercultura. Enfatiza os desafios que  a educação online traz a docentes e discentes, já que seus papéis sofrem profundas modificações, já que o professor  precisa aprender a disponibilizar múltiplas experimentações, educando com base no diálogo, na construção colaborativa do conhecimento, e na provocação à autoria criativa do aprendiz. Enfatiza os preceitos de Paulo Freire – Construtivismo, Vigotsky – Sociointeracionismo e Tardiff – Interações Concretas, demonstrando em que cada uma destas fundamentam a aprendizagem online e conclui que o papel do professor online é o de criar as possibilidades, a ambiência, o contexto de dialógica, de colaboração e, de principalmente, interatividade, alerta entretanto que a interatividade é um contexto de comunicação e não de informática, sendo a mesma estabelecida entre humanos, humanos e máquinas e usuários e serviço. Sendo que o professor que quiser lançar mão da interatividade atuará mais como propiciador de múltiplas  oportunidades e experimentações, de múltiplas expressões , como provocador de inquietação criadora, como arquiteto colaborativo de percursos em redes de conexões, como mobilizador da experiência do conhecimento. E, o aprendiz adentra e opera  com os conteúdos de aprendizagem propostos pelo professor, inscrevendo sua emoção, sua intuição, seus anseios, sua imaginação, sua inteligência, na perspectiva da co-autoria. Na sala de aula online o professor favorece o diálogo  e a cooperação entre os estudantes.

Expõe o conceito de interface e demonstra quais as mais utilizadas (fórum, chat, blog WWW, LMS) na educação online e suas potencialidades. Chega a conclusão, então, que o papel do professor online é oferecer possibilidades de aprendizagem disponibilizando conexões para a recorrência e a experimentação, criando assim, condições para a socialização na  educação interativa.

 Comentários

 Demonstra a mudança de paradigma educacional estabelecido através da “recente” educação online. Traça o perfil necessário do professor online, com suas competências e atribuições. Assim como, demonstra o novo perfil do aluno online, que toma para sí a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem, tornando-se ativo neste processo, e, estabelecendo a co-autoria. Trata-se de um artigo interessante e que possibilita a seu leitor, ter acesso ao panorama atual da docência e da aprendizagem online, enfatizando uma reflexão interessante e bem abordada.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bibliografia Anotada - Processos Pedagógicos em Elearning











PPEL - Bibliografia anotada 1
Siemens, George (12-12-2004). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. elearnspace. http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm.

Descrição
Este artigo foi escrito pelo professor George Siemens, professor e diretor do Centro de Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba (Canadá). O autor é atuante como teorizador dos processos de aprendizagem na Era Digital. No artigo procura analisar, inicialmente, as teorias de aprendizagem que são mais utilizadas na criação de ambientes de ensino. Traça um perfil do desencadeamento do processo de aprendizagem, e analisa o crescimento do acesso à informação e como o conhecimento tem evoluído vertiginosamente, com o advento das tecnologias da comunicação e informação. Ao mesmo tempo, analisa a meia-vida do conhecimento, já que a atualização do mesmo é constante. Demonstra que tais mudanças ocasionaram uma nova sistemática de processo de aprendizagem, através do uso e acesso à tecnologia. Alguns aspectos, então, são analisados e, possibilita o estabelecimento de uma nova teoria de aprendizagem da era digital, através da competência desenvolvida de estabelecer conexões de informações. O conectivismo, então, é a integração de princípios explorados através da complexidade da rede e foca-se na conexão de conjuntos de informações especializadas. Sob esta perspectiva as pessoas conectadas são capazes de promover e manter o fluxo do conhecimento. Desta forma, a interdependência entre os pares resulta no fluxo de um conhecimento eficaz, permitindo, desta forma, a compreensão pessoal d cada membro.

Comentários
O estabelecimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), possibilitou o estabelecimento de um grande fluxo de informação, e em decorrência disso, desenvolveu uma nova forma de pensar e aprender, concedendo uma maior autonomia às pessoas. Ocasionou, ainda, o desenvolvimento de uma nova teoria de aprendizagem, o Conectivismo, que pressupõe certas habilidades e competências do professor e dos aprendentes. O Conectivismo vem coroar a aprendizagem colaborativa, fruto da interação em rede e, do acesso a conteúdos disponibilizados em rede. O Conectivismo é a “Teória de Aprendizagem da Era Digital”.


PPEL - Bibliografia anotada 2
Siemens, George (16-02-2010). Teaching in Social and Technological Networks.Connectivism.

Descrição
Este artigo foi escrito pelo professor George Siemens, professor e diretor do Centro de Tecnologia da Aprendizagem da Universidade de Manitoba (Canadá). O autor é atuante como teorizador dos processos de aprendizagem na Era Digital. O artigo trata como o ensino é impactado pelas redes sociais e tecnológicas, as mudanças das habilidades e competências e responsabilidades dos professores e aprendentes no estabelecimento do ensino em rede. O professor deixa de controlar uma sala de aula e, passa a influenciar e moldar uma rede, sendo assim um “nó” entre muitos. Já os alunos, tornam-se mais seletivos quanto ao que seguem e ouvem. A rede, então, é moldada pelas ações do professor, que alertará quanto aos elementos do conteúdo que são mais importantes em uma determinada área, por exemplo. A aprendizagem se estabelece de forma ativa, pelo aprendente. Os cursos deixam de ter uma estrutura rígida e surge através de numerosas interações fragmentadas. A filtragem de recursos, portanto é um papel importante do educador, e demandará uma certa perícia por parte do mesmo. É importante que haja a participação ativa entre os membros de forma que se estabeleça uma presença on line, e assim haja a construção do conhecimento. Percebe-se, portanto, que o estabelecimento da aprendizagem nas redes sociais e tecnológicas é surpreendente e fenômeno recente. Embora ainda não se possua pareceres com relação à privacidade, ética em redes e avaliação, entretanto, temos que reconhecer a mudança deve ser sistêmica e substancial.

Comentários
O Ensino em redes sociais e tecnológicas é um fenômeno recente, mas de grande relevância ao cenário educacional. É importante nos apropriarmos de habilidades e competências para lidarmos com esta realidade, sabendo utilizar o seu potencial, sem perder de vista os cuidados necessários com relação á privacidade, ética e avaliação, principalmente.