domingo, 19 de julho de 2009

Conectivismo: Uma Nova Teoria de Aprendizagem Fruto da Sociedade de Informação e do Estabelecimento de Redes


Não é surpresa para ninguém o fato de que estamos inseridos na Sociedade do Conhecimento, houve uma grande mudança de paradigma tanto em nível educacional quanto organizacional.
O avanço das tecnologias e o advento das NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) tiveram e, têm um papel importantíssimo neste processo. Hoje já não é mais possível concluir um nível superior (faculdade) e ter a certeza de êxito durante toda a vida, como ocorria a 40 anos atrás, o acesso ao conhecimento não é mais tão formal e “engessado”.
A necessidade da disseminação da informação e a educação continuada é uma realidade. O aprendente passou a ser responsável pela sua formação, sendo ativo no processo de construção de sua formação e seu conhecimento. E não é raro que realize customizações neste contexto,segundo suas necessidades pessoais e organizacionais.
Neste panorama, facilmente identifica-se o Conectivismo, que George Siemens, define como uma nova teoria de aprendizagem, típica da era digital, onde para aprender é necessário formar conexões entre fontes de informação, sistematizá-las e desenvolvê-las em forma de informações úteis.
A teoria vem, ainda, sanar as limitações do behaviorismo, cognitivismo e construtivismo, que são pré-tecnológicas e assim sendo não enfocam o impacto da tecnologia na aprendizagem.

Acesse o link do artigo completo a cerca do tema.




Obs.: Em uma das minhas incursões noturnas na web, localizei este vídeo que ilustra de forma brilhante os preceitos do Conectivismo.

Networked student - 6 Translation(s) | dotSUB

Shared via AddThis

Second Life: Caminhando para o Reconhecimento do seu Potencial Pedagógico

Como um dos trabalhos de conclusão do semestre da UC Comunicação Organizacional, realizamos um trabalho a respeito do SL, cujo foco consiste na verificação de 4 ou 5 entrevistas das 21 totais realizadas junto aos alunos/congressistas do Congresso já exposto neste blog.
O trabalho procurou avaliar a postura, sentimentos e sistemática de acesso destes alunos.
O resultado foi muito interessante, vale a pena conferir.
Acesse o link com o trabalho completo!Snapshot_026_png

sábado, 18 de julho de 2009

Entrevista à Admirável Profa. Mysa Randt, Desenvolvedora e Building no Second Life (SL).


Entrevista à Profa. Mysa Randt – dia 11/07/2009
-----------
A fim de que pudesse realizar uma das atividades da UC Comunicação Educacional, onde necessitávamos realizar entrevistas (entre nós, alunos), houve um problema na disponibilidade de um aluno para realizar uma dupla comigo e, então, surgiu uma grande oportunidade, foi me foram propostas 3 possibilidades, todas viáveis e interessantes. Mas uma me chamou especial atenção: entrevistar a Profa. Mysa Randt (apesar de não ter que inserir a entrevista no email de recolhimento das mesmas) e a Profa. Mysa Randt entrevistar-me (esta sim foi postada ao referido email).
Foi uma grande oportunidade, que sem dúvida me enriqueceu muito como aluna.

Acessando o link abaixo, poderá visualizar as três horas de entrevista, na íntegra.

Vale a pena ler....
http://docs.google.com/fileview?id=F.39c8bebe-5060-46e0-a567-34950f60dae4
P.S.: Meus especiais agradecimentos à Profa. Maria de Balsamão Mendes (FL) - Mysa Randt (SL) por sua habitual atenção e disponibilidade em compartilhar suas vivências, conhecimentos e sentimentos, além de seu precioso tempo; e ao Prof. Antonio Quintas Mendes (FL) - Ongberg Bluebird (SL), por ter me possibilitado esta oportunidade.

Congresso de Comunicação Mediada por Computador no Second Life

Apesar de já ter feito um post com este tema, julgo ser interessante publicar o filme com a spresentação completa em ppt, realizada a respeito do tema "A Teoria da Riqueza dos Média", realizada pelo grupo que fiz parte juntamente com a Helena Prieto (FL) - Ninha Harcourt (SL) e com a Maria de Lurdes Martins (FL) - Simpático Maven (SL), ou seja, pelo Grupo Rosa, UC de Comunicação Organizacional.

Vale a pena dar uma olhadinha!


Larissa Quinote em Suas Fases

Fase 1 – O Nascimento e a Ambientação No Second Life.
larissa_quinote_repaginada2_001
Fase 2 – Realizando o Reconhecimento do “território”, realizando melhorias na aparência, e interagindo com a plataforma, com os demais avatares e recursos.
larissa quinote - fase 2Snapshot_001